Angola conquista 14 medalhas na Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos (iENA 2022)

2785

A delegação angolana conquistou 14 medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e nove de bronze na 73ª edição da Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos, que aconteceu no último final de semana, na cidade de Nuremberga, Alemanha.

Segundo informações reveladas a Angop, o projecto “Acervo seguro (Secure Storage)“, do Departamento de Ciências da Computação, Faculdade de Ciências Naturais, Universidade Agostinho Neto (UAN), que visa resolver problemas da violência doméstica, foi um dos projectos que levou a medalha de ouro para casa.

No acervo seguro, as pessoas criam uma conta, onde podem definir o agressor e carregar em online as imagens, vídeo ou áudio de alguma acção deste.

Os projectos “Sistema integrado de controlo de pragas”, da Universidade Metodista de Angola (UMA), um aplicativo com objectivo de auxiliar os agricultores na estratégia de gestão integrada de Pragas e Doenças que afectam a plantação agrícola, e o projecto “ Purificador de ar permanente, em escolas e escritórios”,  do criador Ricardo Augusto Antunes Figueiredo (CPLP), foram os dois outros projectos que receberam a mais alta distinção da Feira.

Quantos aos projectos que levaram a medalha de bronze, que foram nove, são os seguintes:

Arquivo Web Angolana: Centro Investigação e Inovação Tecnológica (I&IT) e do Departamento de Ciências da Computação, Faculdade de Ciências Naturais (UAN). é um serviço de arquivo que garante a preservação da informação publicada pela web angolana. O mesmo serviço é um mapeamento Web que permite a visualização e pesquisa espacial de documentos, um motor de busca focado em temas e conteúdos de Angola.

Diakako Luzingu”(Mais Vida …): Departamento de Ciências da Computação, Faculdade de Ciências Naturais (UAN). é um aplicativo móvel gratuito, que pode ajuda a mitigar a dificuldade de doadores de sangue que os nossos hospitais enfrentam, visto que a falta de sangue tem impacto negativo na qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes.

Ndjukulu” (Mobilidade segura …): do Departamento de Ciências da Computação, Faculdade de Ciências Naturais (UAN). é um aplicativo de apoio aos cidadãos na cidade de Luanda, na descoberta da melhor rota para chegar a um determinado local.

Aproveitamento de Lixo Electrónico na perspectiva dos 4R (reduzir, reutilização, reciclagem, repensar):Universidade Metodista de Angola (UMA), Departamento de Ciências da Computação, Faculdade de Ciências Naturais (UMA). é um projecto, que além de estar em consonância com a necessidade de melhorar a sustentabilidade, possibilita que Angola comece a marcar passos firmes e seguros na consciencialização para o tratamento e a reciclagem do lixo electrónico, sobretudo equipamentos de informática.

Semáforo inteligente com projecção holográfica: Universidade Metodista de Angola e a Faculdade de Ciências Naturais (UAN). é um projecto diferenciado da maioria dos semáforos de geração mais antiga, que mudam de acordo com intervalos especificados, durante os horários de maior movimento do dia.

Produção de água potável a partir de água salgada e outras fontes: Universidade Metodista de Angola (UMA) e da Faculdade de Ciências Naturais (UAN). é um sistema que se propõe solucionar os problemas de falta de água, transformando, por exemplo, a água salgada em potável.

Plataforma Quidiuris:CPPPGL e a Universidade Agostinho Neto. é um aplicativo web que funciona como provedor de justiça oficioso virtual, criado para auxiliar tanto os agentes de justiça como a sociedade em geral, na sua actuação e relação com os entes jurídicos, oferecendo um conjunto de soluções, através de ferramentas e tecnologias de ponta.

ProjSeg – Projeção Segura: Universidade Metodista de Angola (UMA). é uma plataforma multifacetada que realiza a projecção de hologramas. Pretende ser uma ferramenta de redução de acidentes rodoviários, através da aplicação de um sistema de projecção holístico, denominado ProjSeg “MALEMBE”.

O TCHIWA – Sistema para Avaliação da Aptidão Agrícola do Solo: do freelancer Paulino Calei Alves Domingos. é um sistema especialista que tem como principal objectivo sugerir a aptidão agrícola de um determinado tipo de solo, através do resultado da análise química, informado pelo agricultor. O agricultor pode usar a aplicação para prever o tipo de cultura a ser posta no solo, corrigir o espaço agrícola com as recomendações fornecidas, entre outras funcionalidades.

Sobre os projectos que levaram a medalha de prata, foram dois, são os seguintes:

Kubahna – Doação Online:  do Departamento de Ciências da Computação, Faculdade de Ciências Naturais, da UAN. retrata a situação prolongada da pandemia Covid-19,  que assolou o mundo. Nele são visíveis as grandes dificuldades que as famílias e instituições de solidariedade enfrentam para suprimir as necessidades mais básicas em termos de alimentação.

Silo secador de grãos à base de ar natural”(segunda medalha de prata): da Universidade Metodista de Angola. visa dar autonomia ao produtor de grãos, reduzir custos e melhorar a qualidade do milho, feijão, soja e todos outros tipos de grãos utilizados na alimentação.

Na edição 72ª da Feira de Ideias, Inovações e Novos Produtos ( IENA 2021) a delegação angolana esteve composta por 10 pessoas, entre responsáveis de universidades e inventores, tendo apresentado 17 projectos, dos quais dois foram premiados com medalha de ouro, três com a de prata e três com a de bronze, num total de oito medalhas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui