Angola contará com um sistema de partilha de informação de dados dos serviços públicos do cidadão

3902

Decorreu recentemente, um seminário sobre transformação digital do sector público, onde foi salientado que, existem actualmente no país 25 departamentos ministeriais que partilham informações públicas por fibra óptica.

Segundo Manuel Homem (Secretário de Estado para as Tecnologias de Informação), o pais está já a criar condições para albergar um sistema de partilha de informação de dados dos serviços públicos do cidadão, que vai estar disponível no país dentro de dois anos.

O governante explicou ainda que, Angola encontra-se na segunda fase do projecto para a transformação digital do sector público nas províncias do Namibe e Uíge e a construção de duas viaturas tecnológicas para a massificação e inclusão digital nestas duas localidades. Salientou ainda que, é necessário haver colaboração entre os departamentos ministeriais para que se consiga atingir de facto os objectivos de simplificação, modernização e desburocratização dos serviços públicos.

Quanto a transformação digital do sector público angolano, acredita-se que, com a entrada do satélite angolano em órbita, estarão criadas as condições para que Angola esteja no mesmo patamar de outros países de língua oficial portuguesa no domínio dos serviços digital do sector público.

Concorda com a partilha de informação de dados dos serviços públicos do cidadão?