Saiba como será feito o lançamento do AngoSAT 1

2535

AngoSat 1

Em Dezembro o primeiro satélite Angolano (AngoSAT 1) será lançado para a órbita terrestre, dado confirmado pelo Ministério das Telecomunicações que avançou com um dia provável de lançamento, 7 de Dezembro.

Como será feito esse lançamento?

Para fazer o lançamento de um satélite são utilizados foguetes, que transportam o satélite até, no mínimo, 150 Km da superfície terrestre, pois ali estará praticamente livre do efeito da resistência do ar, podendo se movimentar sem sofrer desaceleração. Tendo atingido o espaço, o satélite é acelerado até uma certa velocidade que o faça orbitar.

O movimento dos satélites ao redor da Terra é garantido pela inércia, uma das propriedades fundamentais dos corpos massivos, associada a tendência que os corpos em movimento têm de permanecer em movimento.

Quais os números por detrás disso?

Podemos determinar a velocidade necessária para o lançamento de um satélite, usando algumas equações bastante familiares para quem estava atento às aulas de física. Como a força de atração gravitacional sobre o satélite é de natureza centrípeta, apontando sempre para o centro da trajetória, podemos assumir o seguinte:

FCENTRÍPETA = FGRAVITACIONAL m . v2 = G . M . m
R            R2

Sendo que: m é a massa do satélite, R é o raio da órbita do satélite, G é a constante de gravitação universal e M é a massa da Terra.

Simplificando a igualdade acima teremos:

V2 = G.Mv =  √(G.M)
R                   R

Podemos concluir que a velocidade de lançamento de um satélite depende da constante de gravitação universal (G = 6,7×10 – 11 N.m2/Kg2 ), da massa do planeta e do raio da órbita. A massa do satélite não influência

O valor da velocidade do satélite depende do tipo de órbita que ele executa, para o caso do AngoSAT1, será a Geoestacionária, com altitude acima dos 30.000 Km, terá velocidade de aproximadamente 11.000 Km/h;

Para atingir essa velocidade, precisamos de um centro de lançamento preparado. Alguns detalhes sobre o lançamento do AngoSAT1:

Local de lançamento: Baikonur (Cazaquistão)
Foguetão: Zenit 3SLB
Fabricante: RKK Energiya

Algumas companhias têm um histórico de lançamentos mal sucedidos, mas será que o foguetão Zenit 3SLB é confiável? Bom, isso é tópico para outro artigo.


Links úteis: UFRGS | SatBeam | ISLaunch

  • Leo Puena

    Excelente artigo, é bom que se olhe para a física da coisa. Mas uma péssima escolha da imagem.