Angola presente no congresso da União Postal Universal

0
2000

Angola participa de hoje até 27 deste mês no 27º Congresso da União Postal Universal (UPU), aberto nesta segunda-feira (9), em Abidjan, Côte d’Ivoire, com a presença do ministro das Telecomucações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, em representação do Chefe de Estado.

No fórum, aberto pelo primeiro-ministro da Côte d’Ivoire, Patrick Hachi, em representação do Presidente Alassane Ouatará – está de quarentena domiciliar -, serão discutidos os caminhos para a digitalização dos serviços postais e do desenvolvimento do comércio electrónico (e-commerce).

Manuel Homem faz-se acompanhar de uma delegação integrada pelo embaixador de Angola na Côte d’Ivoire (André Panzo), directores Nacional de Informação e Comunicação Institucional (António de Sousa Simbo), do Gabinete de Intercâmbio (Gisela Inácio) e presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola (Walter Teixeira).

À margem do congresso, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social vai entregar uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para o Presidente da República (Alassane Ouatará) ao primeiro-ministro ivoiriense, Patrick Hachi. Manuel Homem regressa ao país na próxima quarta-feira.

Angola é membro da União Postal Universal desde 3 de Março de 1977. A UPU é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas que coordena políticas e serviços postais entre as nações e o sistema postal internacional. Foi estabelecida pelo Tratado de Berna de 1874.

Actualmente, cerca de 190 países e regiões autónomas fazem parte da UPU. Entre as agências internacionais, é a segunda mais antiga (depois da União Internacional de Telecomunicações) e tem como missão a coordenação entre os serviços postais dos diferentes países membros, sem interferir nas políticas próprias dentro dos estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here