Apagou Fotos do Telefone? Saiba aqui como recupera-las

771

É algo muito comum perdermos apagarmos fotos (ou outros ficheiros) por algum descuido. Daí que existem hoje vários aplicativos para fazermos o famoso “Recovery” (recuperação em Português).

Photo Recovery (apenas para Android) é um deles. Com mais de 1 Milhão de download, o aplicativo promete recuperar todas as imagens perdidas, apagadas ou ocultas do seu telefone. Algo que chama atenção neste aplicativo, é facto de ter 2 algoritmos de busca para recuperar as fotos. Sem revelar grande detalhes sobre os algoritmos (claro neh), eles têm lógicas diferentes de busca o que permite trazer resultados diferentes, dando assim maior possibilidade de recuperação das imagens. Os dados recuperados ficam guardados numa pasta criada pelo próprio aplicativo com o nome “ALL_RECOVERED“.

Vamos então a um pequeno passo-a-passo sobre como funciona o Photo Recovery:

1. Instalar o aplicativo

O Photo Recovery é um aplicativo gratuito que podemos fazer o download no Google Play, clique aqui para baixarApós o download, basta instalar o aplicativo.

2. Usando o Photo Recovery

Seria interessante fazer uma apresentação de como funciona o aplicativo, mas a equipa de criação do Photo Recovery tratou de incluir isto no aplicativo, então vamos ao que interessa.

O usuário precisa apenas escolher o método/algoritmo que deseja usar. Como não existem detalhes sobre os mesmos, aconselhamos usar o primeiro verificar o resultado e caso não encontre os dados tente pelo método/algoritmo 2. Os resultados podem ser vistos usando o próprio aplicado ou procurando a pasta “ALL_RECOVERED” (Algoritmo 1) ou “ALL_RECOVERED2” (Algoritmo 2).

Recuperar outros tipos de arquivos

Certamente uma pergunta que surge depois de ler um artigo deste é “e para outros tipos de dados, este aplicativo serve?”. O Photo Recovery apenas serve para recuperar fotos, mas existem outros aplicativos para recuperar documentos, vídeos e outros tipos de dados. A equipa que criou o Photo Recovery criou alguns que podemos ver aqui.

Prós

  • Cumpre 90% do que promete
  • Fácil de usar
  • 2 Algoritmos

Contras

  • Layout
  • Não restaura para os locais anteriores
  • Tradução

Conclusão: É um aplicativo simples de usar e que na maior parte dos casos cumpre o que promete. Então a nota a é positiva, deixando apenas a desejar em alguns aspectos (ver os Contras) o que não estragam a experiência do usuário. Nota: 8/10.