Apple já vale quase oito vezes mais que o PIB de Angola

3972

Actualmente, a Apple é uma das mais valiosas empresas no mercado. Para além dos bons resultados que tem obtido, a sua cotação em bolsa não para de crescer, batendo recordes de forma recorrente.

Nesta segunda feira (8 de Maio de 2017), a Apple chegou a bater os 800 mil milhões de dólares em cotação na bolsa (equivalente à 732 mil milhões de euros). Fazendo uma comparação com o nosso País, a empresa vale agora quase oito vezes mais.

No Orçamento inicial de 2016, o Governo angolano estimava um PIB de 14,2 biliões de Kwanzas (equivalente á 77,3 mil milhões de euros), revisto agora, em alta para 16,8 biliões de Kwanzas (equivalente à 91,7 mil milhões de euros).

 

Segundo fontes especializadas, o PIB angolano (toda riqueza produzida no pais) deverá crescer em 2017 para 19,746 biliões de Kwanzas (equivalente à 109 mil milhões de euros). O PIB é o indicador utilizado com mais frequência para avaliar a dimensão global da economia.

Uma das principais razões para esta valorização da Apple, está na expectativa que os investidores têm no próximo iPhone, que celebrará o décimo aniversário deste marco da industria. Para além desta valorização, a Apple tem nos seus cofres mais de 250 mil milhões de dólares. A grande maioria desse valor está fora dos Estados Unidos, porque a empresa não pretende pagar a taxa de 35% que lhe seria imposta.