Aprovada a estrutura da Agência Espacial Africana

0
1464
Sede da Nova Comissão da União Africana em Adis Abeba

Uma agência espacial, é uma organização da assembleia geral encarregada de implementar as políticas da assembleia relacionadas ao espaço exterior. … Este órgão também oferece apoio a nações em desenvolvimento para uso de tecnologia espacial visando ao desenvolvimento económico.

O Conselho Executivo da União Africana aprovou a estrutura da Agência Espacial Africana (ASA) como os últimos passos concretos para a realização de um Programa Espacial Exterior Africano, como um dos programas emblemáticos da Agenda 2063 da União Africana. Os Chefes de Estado e de Governo da União Africana durante a sua Vigésima Sexta Sessão Ordinária a 31 de Janeiro de 2016 em Adis Abeba adoptaram a Política e Estratégia Espacial Africana como o primeiro dos passos concretos para a realização de um Programa Espacial Exterior Africano que foi identificado como um dos programas emblemáticos da Agenda 2063 da UA (Assembleia de Decisão/UA/Dez.589 (XXVI)).

Com sede no Egipto, a estrutura do ASA facilitaria os recursos humanos necessários para a operacionalização da Agência. Espera-se que a agência comece a funcionar em 2022, após a nomeação da liderança e da força de trabalho da agência. Além disso, a Universidade Pan-Africana de Ciência e Tecnologia Espacial, que está a ser acolhida pela África do Sul, foi aprovada, esperando-se para breve a operacionalização.

MAIS: Semana Mundial do Espaço marcada com vários eventos organizados pelo GGPEN

Recentemente, o Comité da União Africana completou os estudos de base sobre os quatro segmentos espaciais e os benefícios socioeconómicos espaciais para o estabelecimento e operacionalização da ASA. O estudo visa facilitar a realização de uma das principais aspirações da Política e Estratégia Espacial Africana e no desenvolvimento de uma indústria espacial indígena sustentável e vibrante que promova e responda às necessidades da África.

Acredita que teremos uma Africa desenvolvida a nível espacial?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here