
A startup angolana Sementes conquistou o 1.º lugar na estreia do Conecta Challenge by INAPEM, concurso realizado no âmbito da 6.ª edição do ANGOTIC 2026, a maior feira de tecnologia e inovação de Angola.
Com uma proposta de valor focada em democratizar o acesso ao investimento agrícola, a Sementes conecta investidores e produtores rurais através de um modelo de financiamento partilhado, permitindo que mais projectos agrícolas obtenham recursos para crescer e aumentar a produção. A solução procura impulsionar o desenvolvimento do sector agrícola nacional, promovendo oportunidades de investimento acessíveis e contribuindo para a segurança alimentar e o fortalecimento da economia angolana.
Promovida pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), no quadro do Projecto Conectar, em parceria com o Projecto Crescer, a iniciativa reuniu 10 startups nacionais que apresentaram soluções inovadoras para diferentes desafios da economia angolana.
Sob o lema “Distinguir ideias que trazem inovação e criam valor”, a competição destacou projectos com potencial para gerar impacto económico e social. Após a avaliação do júri, a startup Sementes foi anunciada como a grande vencedora, graças à sua proposta focada na transformação do sector agrícola nacional através da adopção de soluções inovadoras.
O 2.º lugar foi atribuído à startup Ango Economic, enquanto o 3.º lugar ficou com o Cartão do Estudante Universitário (CEU).
O INAPEM reiterou o seu compromisso com a promoção da inovação e do empreendedorismo, destacando ainda a realização do Startup Summit Angola, agendado para os dias 29, 30 e 31 de Outubro, evento que reunirá empreendedores, investidores e especialistas para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e económico do país.

O tema foi abordado no painel sobre os Desafios da Regulação no Processo de Transformação Digital, que marcou o segundo dia da 6.ª edição do 
O
O acordo foi assinado pelos ministros Mário Augusto da Silva Oliveira, por Angola, e Ema Diófilos, pela Namíbia, com o objectivo de fortalecer a colaboração bilateral no sector tecnológico, promoção da troca de conhecimentos, desenvolvimento de competências e implementação de projectos conjuntos na área das tecnologias de informação e comunicação.
Ao intervir na abertura da 6.ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), o governante sublinhou que, desde 2018, o evento consolida-se como principal plataforma de diálogo, cooperação e promoção tecnológica de Angola.
De acordo com a organização, já não há espaço para mais admissões no pavilhão dedicado à promoção de ideias jovens. A organização revela que criativos de quase todo o país e de alguns países estarão, durante três dias, reunidos para a exibição de tecnologias inovadoras.
Este crescimento tem permitido à instituição uma arrecadação média entre 30 e 35 milhões de kwanzas por mês, com a prestação de diversos serviços tecnológicos, como alojamento de dados, venda de domínios, registo de empresas e homologação de software, disse o director-geral do 