Cloud Nacional vai interligar ministérios e sectores da administração central

1299

O projeto de implementação da infraestrutura da Nuvem Nacional de Angola vai  interligar ministérios e sectores da administração central local do Estado, num anel de fibra com a capacidade  de 50 GB escalável a medida da demanda.

A interligação destes organismos permitirá a implementação de uma nova tecnologia de escritórios inteligentes, permitindo a obtenção de benefícios económicos, que culminará  com uma poupança significativa  dos custos  decorrentes  da posição  de investimento em infraestruturas de TIC”, disse Mário Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, no lançamento do evento.

Outro benefício esperado está ligado à  eficiência  na análise e tratamento dos dados  de diferentes sectores, uma vez que haverá uma unificação de dados.

Os Datas Centers vão ser construídos numa área de 5.320 metros quadrados, por detrás do  Arquivo Nacional, em Camama (Luanda), onde vai  albergar 204 armários de servidores, sendo a sua execução e apetrechamento estimado em 15 meses.

MAIS: Cloud Nacional vai lançar o país numa nova era tecnológica para da economia

Além de vir a satisfazer os anseios da população e conquista do bem-estar, de acordo com o  governante, o projeto  terá uma tecnologia  de ponta que permitirá aos  usuários e instituições a armazenar, manter e ter acesso  à dados em servidores de alta disponibilidade, a partir de qualquer dispositivo,  quer um móvel, quer um computador.

Segundo o titular da pasta,  com  a implementação do projeto da “Cloud Nacional”,  o Executivo  augura  promover o desenvolvimento  digital  da economia,   melhorar a perceção do cidadão  sobre a governação e eficiência governativa, aproximando mais os cidadãos das ações  governativas.

Espera-se ainda com esta iniciativa governamental, o estabelecimento de uma base para a transformação digital em toda a indústria nacional, cultivar talentos locais  no  uso das  tecnologias de informação (TIC) e serviços de nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui