Conecta Angola chega ao Cuando Cubango

636

O serviço Conecta Angola chegou recentemente a província do Cuando Cubango, onde mais de seis mil habitantes da comuna de Jamba Cueio, 120 quilómetros de Menongue, vão beneficiar-se beneficia de internet.

Segundo o vice-governador do Cuando Cubango para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Bonifácio Cassanga, o serviço de internet foi testado com resultados positivos e onde a implementação do “Conecta Angola” mostra o empenho do Executivo para fornecer serviços de telecomunicações às populações das zonas mais remotas, ali onde não existe sinal de telefonia da Unitel, Africell e Movicel.

O vice-governador sublinhou que o lançamento deste serviço é uma mais-valia, pois as populações, sobretudo os funcionários públicos, vão desenvolver melhor as suas atividades laborais, de comércio e outras.

A partir de hoje, ficam para a história os momentos de isolamento, onde as populações eram obrigadas a comunicar através de cartas e tornava ineficiente o funcionamento das instituições públicas, sobretudo a nível da administração local, bem como nos sectores da saúde e educação, dificultando, igualmente, os casos de emergência e o desenvolvimento do sector privado”, disse.

MAIS: Conecta Angola vai chegar a várias províncias nos próximos meses

A localidade do Licua, no município de Mavinga, será a próxima beneficiária do projeto “Conecta Angola”.

Segundo Bonifácio Cassanga, a instalação do serviço no Licua será importante por estar abrangido o Parque Nacional de Mavinga, bastante rico em fauna e flora, e que está actualmente desprovido de serviços de telecomunicações.

Tendo em conta a complexidade territorial que a província do Cuando Cubango apresenta, é necessário que estes serviços de telecomunicações sejam instalados a nível das sedes comunais e localidades onde não há sinais de telefonia móvel, para que as populações estejam conectadas com as outras regiões do país e do exterior, de forma a permitir uma maior interação”, disse.

Já administrador executivo da Angola Telecom António Mascarenhas disse que o lançamento do projeto “Conecta Angola” na província do Cuando Cubango representa um marco significativo na expansão dos serviços de telecomunicações para áreas remotas do país.

António Mascarenhas explicou que o projeto é uma iniciativa conjunta entre várias instituições, com realce para FADECOM, INFRASAT, GGPEN e INFOSI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui