Conheça algumas Universidades Africanas de e-Learning

663

O impacto da tecnologia na educação é algo que não pode ser esquecido. Não só pelo facto de ter tecnologia na sala de aula melhorar a aprendizagem, mas também por melhorar a experiência de educação e aumentar o nível de interação.

De certeza que hoje em dia, muitos Africanos usam plataformas de e-Learning que não foram criadas especificamente para o nosso continente, alguns por falta de conhecimento, isso deve-se também a fraca divulgação dos mesmos. Deste modo, vamos apresentar algumas delas:

A Universidade da África (UA) é uma Instituição Terciária de Ensino a Distância Aberta Privada com um portfólio em expansão de programas de estudo e graus oferecidos. Actualmente, esses programas incluem Licenciatura em Administração de Empresas; Comércio; Economia; Administração de Serviços de Saúde; Gestão de Recursos Humanos; Direito; Logística e Transportes; Marketing; Administração Pública; Turismo etc. Actualmente está a decorrer um processo, para tornar todos os cursos ministrados nessa instituição de ensino superior disponíveis online como parte da  iniciativa de e-Learning. De momento, nos seus cursos em regime de ensino a distancia, já alberga cerca de 2000 estudantes  de diferentes países, como a Zâmbia, do Zimbabwe, do Uganda, da África do Sul e da República Democrática do Congo, na qual agora pretende-se acolher os estudantes da Nigéria e do Quénia em breve.

A Wits Plus é uma universidade virtual oferecida pela Universidade do Witwatersrand. A plataforma oferece oportunidades de aprendizagem totalmente online com cursos que podem ser acessados ​​a qualquer hora e em qualquer lugar, e são totalmente adaptáveis ​​a todos os tipos de dispositivos. Esses cursos são oferecidos em parceria com a DigitalCampus. Quanto aos cursos, oferece programas para um Bacharelado em Artes e Bacharelato em Comércio em uma base de tempo parcial.

 

 

A Universidade de Ruanda oferece um portal de e-Learning para seis programas de diploma para professores do ensino secundário. O portal de ensino a distância é administrado pela Faculdade de Educação, a mesma é responsável pela coordenação de programas de e-learning abertos e à distância de todas as universidades. Essa faculdade concentra-se ainda em colocar materiais de aprendizagem utilizados em sala de aula ordinária durante formação online, para que todos os alunos possam acessá-los a qualquer momento.

A universidade de Ahmadu Bello  com ensino à distância, tem cursos de graduação e pós-graduação em todos os campos. Há ainda um programa de Mestrado em Administração de Empresas (MBA) credenciado pela National Universities Commission (NUC) disponível na plataforma online. Os vídeos de conferência e materiais de estudo podem ser acessados ​​offline. O portal de ensino a distancia permite aos alunos submeter trabalhos, interagir nas palestras e com os tutores.

A Universidade Virtual Africana (AVU) é uma organização inter -governamental pan-africana com 19 países membros, que e visa aumentar o acesso a um ensino superior de qualidade através da utilização inovadora das tecnologias da informação e da comunicação.

A Universidade tem um programa de ensino à distância baseado em satélite que começou a trabalhar com o Banco Mundial em 1995. A AVU transformou-se de um projecto do Banco Mundial numa organização inter – governamental independente com base em Nairobi (Quénia), com mais de 34 centros de aprendizagem em 17 países africanos. A universidade oferece programas em Matemática, Biologia, Química, Física e muito mais.

A Escola Digital de Aprendizagem Kenyetta, foi criada para lidar com o aumento da procura de melhores programas de ensino superior e-Learning no Quénia. Essa escola digital oferece programas de graduação e pós-graduação, bem como mestrado utilizando ensino combinado,  que combina instruções digitais com tutoriais ao vivo em centros regionais. A Escola Digital tem centros em Nairobi, Mombasa, Kisumu, Nakuru, Kakamega, Kericho, Nyeri, Embu, Garissa e Marsabit.

 

 

A UNICAF é uma plataforma online que oferece educação superior a mercados desentendidos, em colaboração com universidades ​​no Reino Unido, EUA, Europa e África. A universidade oferece graus de educação superior de qualidade aos estudantes em África e no mundo.

Alberga graduações e pós-graduações que podem ser feitas online ou no campus. Em África, a universidade tem campus e centros de aprendizagem em Malawi, em Nigéria, em Somália, em Zimbabwe, em Maurícia, em Zâmbia e em Ghana.

 

Embora o ensino a distancia em algumas universidades em África ainda estejam a dar os seus primeiros passos, existem algumas organizações que já estão a ganhar território neste segmento. Aqui estão 7 plataformas de educação e-Learning para adquirir uma qualificação superior ou melhorar suas habilidades.

Quando será que teremos uma Universidade Angolana nessa lista?