Conheça algumas Universidades Africanas de e-Learning

0
3810

O impacto da tecnologia na educação é algo que não pode ser esquecido. Não só pelo facto de ter tecnologia na sala de aula melhorar a aprendizagem, mas também por melhorar a experiência de educação e aumentar o nível de interação.

De certeza que hoje em dia, muitos Africanos usam plataformas de e-Learning que não foram criadas especificamente para o nosso continente, alguns por falta de conhecimento, isso deve-se também a fraca divulgação dos mesmos. Deste modo, vamos apresentar algumas delas:

A Universidade da África (UA) é uma Instituição Terciária de Ensino a Distância Aberta Privada com um portfólio em expansão de programas de estudo e graus oferecidos. Actualmente, esses programas incluem Licenciatura em Administração de Empresas; Comércio; Economia; Administração de Serviços de Saúde; Gestão de Recursos Humanos; Direito; Logística e Transportes; Marketing; Administração Pública; Turismo etc. Actualmente está a decorrer um processo, para tornar todos os cursos ministrados nessa instituição de ensino superior disponíveis online como parte da  iniciativa de e-Learning. De momento, nos seus cursos em regime de ensino a distancia, já alberga cerca de 2000 estudantes  de diferentes países, como a Zâmbia, do Zimbabwe, do Uganda, da África do Sul e da República Democrática do Congo, na qual agora pretende-se acolher os estudantes da Nigéria e do Quénia em breve.

A Wits Plus é uma universidade virtual oferecida pela Universidade do Witwatersrand. A plataforma oferece oportunidades de aprendizagem totalmente online com cursos que podem ser acessados ​​a qualquer hora e em qualquer lugar, e são totalmente adaptáveis ​​a todos os tipos de dispositivos. Esses cursos são oferecidos em parceria com a DigitalCampus. Quanto aos cursos, oferece programas para um Bacharelado em Artes e Bacharelato em Comércio em uma base de tempo parcial.

 

 

A Universidade de Ruanda oferece um portal de e-Learning para seis programas de diploma para professores do ensino secundário. O portal de ensino a distância é administrado pela Faculdade de Educação, a mesma é responsável pela coordenação de programas de e-learning abertos e à distância de todas as universidades. Essa faculdade concentra-se ainda em colocar materiais de aprendizagem utilizados em sala de aula ordinária durante formação online, para que todos os alunos possam acessá-los a qualquer momento.

A universidade de Ahmadu Bello  com ensino à distância, tem cursos de graduação e pós-graduação em todos os campos. Há ainda um programa de Mestrado em Administração de Empresas (MBA) credenciado pela National Universities Commission (NUC) disponível na plataforma online. Os vídeos de conferência e materiais de estudo podem ser acessados ​​offline. O portal de ensino a distancia permite aos alunos submeter trabalhos, interagir nas palestras e com os tutores.

A Universidade Virtual Africana (AVU) é uma organização inter -governamental pan-africana com 19 países membros, que e visa aumentar o acesso a um ensino superior de qualidade através da utilização inovadora das tecnologias da informação e da comunicação.

A Universidade tem um programa de ensino à distância baseado em satélite que começou a trabalhar com o Banco Mundial em 1995. A AVU transformou-se de um projecto do Banco Mundial numa organização inter – governamental independente com base em Nairobi (Quénia), com mais de 34 centros de aprendizagem em 17 países africanos. A universidade oferece programas em Matemática, Biologia, Química, Física e muito mais.

A Escola Digital de Aprendizagem Kenyetta, foi criada para lidar com o aumento da procura de melhores programas de ensino superior e-Learning no Quénia. Essa escola digital oferece programas de graduação e pós-graduação, bem como mestrado utilizando ensino combinado,  que combina instruções digitais com tutoriais ao vivo em centros regionais. A Escola Digital tem centros em Nairobi, Mombasa, Kisumu, Nakuru, Kakamega, Kericho, Nyeri, Embu, Garissa e Marsabit.

 

 

A UNICAF é uma plataforma online que oferece educação superior a mercados desentendidos, em colaboração com universidades ​​no Reino Unido, EUA, Europa e África. A universidade oferece graus de educação superior de qualidade aos estudantes em África e no mundo.

Alberga graduações e pós-graduações que podem ser feitas online ou no campus. Em África, a universidade tem campus e centros de aprendizagem em Malawi, em Nigéria, em Somália, em Zimbabwe, em Maurícia, em Zâmbia e em Ghana.

 

Embora o ensino a distancia em algumas universidades em África ainda estejam a dar os seus primeiros passos, existem algumas organizações que já estão a ganhar território neste segmento. Aqui estão 7 plataformas de educação e-Learning para adquirir uma qualificação superior ou melhorar suas habilidades.

Quando será que teremos uma Universidade Angolana nessa lista?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here