Cuidado!!! Conheça o novo “Vírus” que está no LinkedIn e Facebook

0
2135

linkedin-hacked_menosfios

Quando se tem acesso a Internet, é importante saber que corremos vários tipos de riscos quanto a nossa segurança na rede. Segundo novas informações, os usuários do LinkedIn agora têm que ter muito cuidado, visto que um novo vírus denominado “Locky” incluído na categoria de ransomware. Este tipo de vírus se apodera do sistema operativo a fim de solicitar um pagamento por parte do utilizador para que o acesso aos seus ficheiros lhe seja devolvido.

Composição e Funcionamento:

Este vírus é composto por um ficheiro encriptado e disfarçado numa imagem aleatória e está a espalhar-se pelo LinkedIn e Facebook. O mesmo funciona da seguinte maneira: Caso o usuário caia no erro de abrir a imagem, é enviado através do chat de uma das redes sociais, onde o computador será infectado e o usuário terá de pagar um montante exigido pelo proprietário do vírus para que este lhe devolva o acesso.

Segundo algumas informações, os responsáveis da empresa CheckPoint já entraram em contacto com as duas redes sociais para alertar em relação ao problema, mas não se sabe ainda que medidas estão a ser tomadas por parte do LinkedIn e o Facebook.

Como evitar ou abster-se  deste vírus? 

Até ao momento ainda não encontrou-se uma maneira de combater este problema, pelo que a única maneira aconselhável até ao momento é evitar o contágio,  basta que o usuário não efectue o download de nenhuma imagem que seja enviada através das redes sociais, para não correr o risco de ser o ficheiro infectado.

Veja como é enviado o vírus: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here