Conhece a diferença entre Firmware, Driver e Software?

13717

Hoje em dia pessoas ligadas ao mundo da tecnologia e não só, de certeza já ouviram falar destes três termos: Firmware, Driver e Software. Hoje vamos aqui explicar significado destes termos e qual é a sua utilidade.

De uma forma abrangente e simples, pode-se dizer que:  Firmware, Driver e Software são programas de computador, que tem como objectivo é desempenhar alguma tarefa no dispositivo ou sistema operativo onde estão presentes.

Firmware

O Firmware foi projectado com o intuito de o inspeccionar o hardware. Este tipo de memória retém informação, ou seja, os dados lá contidos não são perdidos após uma falha de energia. A sua principal característica é a rapidez, ideal para controlar o hardware, onde o desempenho é importante.

Exemplificando, no caso dos computadores, podemos associar o Firmware à BIOS (Basic Input/Output System) ou à UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que são os elementos base para que o hardware funcione de forma perfeita durante esse arranque.

Enquanto que em um computador ou smartphone é possível instalar e desinstalar software, no firmware raramente existe a necessidade de actualizar e, provavelmente apenas seria feito se solicitado pelo fabricante, para corrigir algum problema.

 

Driver

Um sistema operativo não vem com suporte para todo o hardware que faz parte do computador. A missão principal de um driver é interagir com hardware específico (Mouse, Pendrive, HD, Projector, etc). Sabe-se que actualmente existem drivers para as placa de rede, gráfica, som, entre outros dispositivos. Cada driver é específico para cada sistema operativo, marca e modelo de computador.

Graças à existência de drivers, a maioria do software não tem que saber como trabalhar directamente com o hardware. Considerando que existe uma infinidade de software e hardware, se todos tivessem que saber como comunicar entre si, o processo de desenvolver software e hardware seria, digamos, quase impensável.

Actualmente é provável que algum software já seja capaz de comunicar directamente com alguns tipos de hardware. De uma forma geral, só é possível se o software enviar comandos muito simples para o hardware, ou se ambos forem desenvolvidos pela mesma empresa (Por exemplo: Usar um Projector da HP em um computador HP).

Software

No mundo da tecnologia esse termo “Software” é bastante amplo, abrangido por exemplo antivírus, editores (vídeos, texto e imagens), browsers, e vários tipos de aplicativos. Enquanto que o hardware é algo físico, o software não é. Um sistema operativo é um software, e permite que outro software seja instalado nele.

Ao contrário do hardware, o software é extremamente flexível, uma vez que permite ser continuamente actualizado e alterado, podendo durar indefinidamente. Acontece que ele pode ser destruído, e caso não existam cópias de segurança, pode não ser possível recuperá-lo.

Conclusão:

A principal diferença entre um firmware, driver e software, consiste na sua finalidade de design. O firmware é um programa que dá vida ao hardware do dispositivo. Um driver é um intermediário entre o sistema operacional e o componente de hardware. E um software torna o uso do hardware da melhor maneira possível.