Consultório MenosFios: Porquê tornar o seu produto em infoproduto?

1721

Nos últimos tempos ficou muito mais fácil consumir sem sair de casa. Produtos, serviços, conteúdos educativos e informativos, está agora disponível na internet, pelo que faz pessoas e empresas começarem a investir cada vez mais no mercado digital.

Uma das principais têndencias actuais é o infoprodutos, que como o nome diz, são produtos da informação. Em outras palavras, “qualquer formato que possa empacotar um conhecimento ou informação relevante e ser distribuído no meio digital pode ser considerado como um ‘infoproduto‘”.

 

Tipos de infoprodutos mais vendidos na internet.

Cursos on-line e videoaulas: Características como custo benefício e flexibilidade de horário em relação a cursos presenciais fazem com que a procura destes infoprodutos seja muito alta, nos últimos anos.

Ebooks: Os livros digitais são mais baratos e acessíveis, visto que com eles é possível lê-los em qualquer lugar apenas tendo um dispositivo móvel em mão.

Ferramentas Digitais: São aqueles recursos digitais que facilitam um determinado processo, como por exemplo, editores de fotos mais simples, plugins para o wordpress e muitos outros.

Script ou template para blogs: São opções prontas e já configuradas de templates ou scripts para customizar seu blog ou site na internet.

Programas de assinatura: Por esse serviço a pessoa paga por um serviço mensal. Exemplos disso são as plataformas de e-mail marketing ou área de membros com dicas exclusivas sobre um determinado assunto, bem como dietas ou receitas.

Audiobooks: Tem uma boa facilidade de consumo e armazenamento, além de que podemos ouvir os livros em qualquer lugar e hora.

Em suma, os infoprodutos englobam diversos segmentos, como aqueles que já citamos acima, ou outros, como webseries, plataformas de assinaturas, eventos on-line, webinar e até mesmo mentorias com especialistas. Uma outra particularidade dos infoprodutos é que podems ser até utilizados como estratégia de marketing digital para a captura de leads (potenciais clientes). Commumente essa técnica consiste em disponibilizar infoprodutos gratuitos, como ebooks sobre o segmento da empresa, de modo a filtrar possíveis consumidores.

 

O mercado de infoprodutos em Angola

Os infoprodutos é um segmento que está a crescer nos últimos tempos no país, onde já existem agênciais e consultorias 100% especializadas em lançar este tipo de produto digital.

As pessoas sempre têm algo a aprender, e com os angolanos não é diferente, por isso a demanda por infoprodutos vai crescer de forma acelerada no país. Embora que actualmente não existem dados específicos sobre o crescimento dos infoprodutos em Angola, nos últimos dois anos e com a situação pandémica no país, o mercado começou a falar mais activamente sobre o assunto.

Por isso, investir em infoprodutos é economia de tempo e dinheiro, principalmente se já sabes no que vai investir, no que fazer e na plataforma que vai usar para vender. Por exemplo, o infoproduto é o ebook e o produto é o livro. O livro físico, além da produção que serve para os dois casos, contempla um processo de gasto e tempo muito maiores: compra de papel, custo de impressão, distribuição e transporte – investimentos esses que não existem no formato digital.

Com o isolamento social, devido a Covid-19, o número de acessos e horas de conexão à internet aumentaram exponecialmente, o que, automaticamente, elevou o consumo dos infoprodutos. Um outro factor que não podemos deixar de lado, é que as pessoas viram a necessidade de se reinventar: empresa fechando, trabalho remoto e a urgência de desenvolver novas habilidades.

Por isso, o conselho da redacção da MenosFios é só um: o mercado de infoprodutos vai continuar a crescer, e essa é a hora de tornares o teu produto em infoproduto. Com o auemnto do volume de produtos entrando no mercado, os usuários vão se tornar mais exigentes e os infoprodutos vão se desenvolver para enfrentar a concorrência. Vai ser um ciclo saudável e natural.

Não podemos esquecer também que a internet possibilita a criação de diversas vertentes de produtos digitais, possibilitando assim uma gama enorme de tipos. A par dos infoprodutos tradicionais, hoje já assistimos muitos lançamentos de plataformas de membros de assinatura, comunidades, masterminds fechados, modelos híbridos mesclando as experiências do físico com o digital, grandes conferências on-line e até marcas que vem criando conteúdos unindo conhecimento e entreternimento.

 

Eis algumas dicas para tornar o seu produto em infoproduto

Um conhecimento específico que tens pode se tornar um produto: corte e costura, artesanato, culinária e até mesmo algo relacionado com a sua profissão.

Na maioria dos casos, um produto pode ser um infoproduto. Aulas de costura, por exemplo, podem facilmente s etornar videoaulas vendidas pela internet.

Ao vender o seu infoproduto, a sua personalidade e suas qualidades podem ser um grande diferencial, motivo pelo qual as pessoas vão querer te procurar. Então, seja VOCÊ!!!

As redes sociais são indispensáveis e devem ser movimentadas com frequência. Se achares necessário, então contrate uma empresa para gerenciar os seus conteúdos na internet, visto que isso faz toda a diferença.

Conheça bem as plataformas onde vais vender o seu infoproduto.

Invista em “Lançamento” e fica sempre atento e por dentro dos diferenciais do mercado.

Continue sempre a pesquisar. Veja quais são os formatos de infoprodutos mais consumidos no mercado.

______________________________________

Esse foi o episódio do Consultório MenosFios desse Domingo, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira saber como transformar o seu produto em infoproduto. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui