DNS público: o que é, por que usar e quais são os melhores servidores gratuitos

0
745

Os servidores DNSDomain Name System ou ainda Sistema de Nomes de Domínios, são os responsáveis por localizar e traduzir os endereços dos sites que digitamos nos navegadores em números IP. Por exemplo, são os serviços DNS que traduzem o IP 8.8.8.8 em google.com.

Por padrão, utilizamos o serviço de DNS oferecido pelo provedor de acesso ou a empresa responsável por manter a nossa conexão a funcionar, mas é possível optar por serviços que ofereçam mais performance e/ou segurança, como é o caso do OpenDNS e Google Public DNS – serviços que também mencionaremos daqui a pouco.

Além de poderem deixar a navegação mais rápida, muitos servidores DNS oferecem detecção de sites falsos ou infectados com malwares e até sistema de proteção parental para bloquear sites de conteúdo adulto.

Outro ponto principal aqui é que o DNS pode “deixar a sua conexão mais rápida ou mais lenta” tanto no computador quanto no telemóvel. Trocar o servidor DNS geralmente é uma recomendação para quem quer acelerar carregamento de páginas, downloads e até jogos online. Os DNS realizam uma série de optimizações para diminuir o máximo a rota entre o computador e a saída com o número de IP.

No entanto, que fique claro: usar outro DNS não mudará o plano de internet que você contratou e os megas que você recebe. Mas a requisição de ida e volta que essa tradução dos domínios requer será mais rápida, faz com que os sites apareçam no seu ecrã “mais rápido”. Assim, você terá a impressão de que a sua internet está a funcionar melhor.

Sendo assim, vamos listar aqui alguns dos DNS mais populares, sendo alguns dos melhores para o uso geral.

  • O Cloudflare desenvolveu o 1.1.1.1 para ser o “serviço DNS mais rápido do mundo”. Ele também promete alto nível de segurança e privacidade . Além disso, existe um aplicativo 1.1.1.1 para Android e iOS que facilita a configuração em dispositivos móveis.– DNS primário: 1.1.1.1

    – DNS secundário: 1.0.0.1

  • O serviço DNS do Google 8.8.8.8 é bastante popular e gratuito. De acordo com a empresa, ele se concentra na velocidade, segurança e validade dos resultados.– DNS primário: 8.8.8.8

    – DNS secundário: 8.8.4.4

  • O OpenDNS é propriedade da Cisco e tem duas opções gratuitas: Family Shield e Home. O primeiro é interessante para o controle parental, ou seja, ter segurança de que as crianças não tem acesso a conteúdos impróprios. Já o Home foca em segurança e desempenho da internet, e você pode criar uma conta de usuário para definir configurações personalizadas.– DNS primário OpenDNS Home: 208.67.222.222

    – DNS secundário OpenDNS Home: 208.67.220.220

    – DNS primário OpenDNS FamilyShield: 208.67.222.123

    – DNS secundário OpenDNS FamilyShield: 208.67.220.123

  • A Level 3 é a empresa que cuida da infraestrutura do Google Public DNS, mas tem o seu serviço próprio.– Servidor principal primário: 209.244.0.3

    – Servidor principal secundário: 209.244.0.4

  • O Quad9 não filtra conteúdo, mas funciona contra domínios que são phishing ou contêm malware.– DNS primário: 9.9.9.9

    – DNS secundário: 149.112.112.112

Como trocar o DNS?

O Windows permite alterar o DNS nas configurações do adaptador de rede. No Mac, o ajuste é realizado nas preferências de rede do sistema.

Para quem vai fazer essa mudança em um smartphone iOS (iPhone), basta desativar o DNS automático e inserir os dados manualmente. Já no Android, a informação pode ser acessada e alterada nas modificações avançadas da conexão Wi-Fi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here