A empresa responsável pelo Facebook e pelo Instagram, a Meta, admitiu que se encontra a treinar a sua tecnologia de Inteligência Artificial (IA) recorrendo a todas as publicações públicas feitas nas suas redes sociais desde 2007.
Conta o site 9to5mac que a informação foi partilhada pela responsável por privacidade global da Meta, Melinda Claybaug, durante uma investigação na Austrália. Notar que a possibilidade de a Meta treinar a sua IA com publicações feitas nas respectivas redes sociais já havia sido adiantada pelo próprio fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg.
“A verdade é que, a não ser que tenham decidido tornar privadas as publicações feitas a partir de 2007, a Meta decidiu recolher todas as fotografias e textos de todas as publicações públicas no Instagram e Facebook desde então. Essa é a realidade, não é?”, questionou um senador australiano. “Correcto”, respondeu Claybaugh.
MAIS: Facebook perdeu 3,6 mil milhões com o metaverso no início de 2023
Mesmo que tenha havido essa admissão, a Meta notou que não recolheu as publicações de utilizadores menores de 18 anos, adiantando que só inclui fotografias de crianças que tenham sido partilhadas pelos pais nas respectivas contas.