El Salvador começa a minerar bitcoin através da energia dos vulcões

0
782

Depois de ter aceitado oficialmente a bitcoin como moeda, El Salvador começou a mineração da criptomoeda utilizando a energia geotérmica de vulcões do país. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo Presidente Nayib Bukele.

“Ainda estamos a testar e a instalar, mas esta é oficialmente a primeira mineração de bitcoin a partir de um vulcão”, afirmou Bukele na rede social Twitter. Dias antes, na terça-feira, o Presidente de El Salvador publicou um vídeo de 25 segundos onde é possível ver técnicos a instalarem equipamentos de mineração, naquilo que Bukele, sem dar mais detalhes, disse serem os “primeiros passos” na mineração da criptomoeda.

Desde setembro que o país da América Central é o único no mundo a aceitar a criptomoeda na economia. Presidente diz que mineração com energia geotérmica está em fase de testes.

 

De acordo com a CNBC, até ao momento, El Salvador extraiu 0.00599179 bitcoins, o equivalente a 269 dólares. Em junho, o Presidente Nayib Bukele, de 40 anos, deu instruções à LaGeo SA de CV, a empresa estatal de eletricidade geotérmica, para pôr em marcha um plano para a mineração de bitcoin através da energia proveniente de vulcões, num país onde existem 170 vulcões.

Três meses depois, Bukele anunciava que o pequeno país da América Central, que tem o dólar americano como moeda oficial, passaria a aceitar a bitcoin como moeda. Desde então, El Salvador é o primeiro e único país do mundo a aceitar a criptomoeda na sua economia.

Com esta medida, que está a ser acompanhada por todo o mundo, entre o entusiasmo e o ceticismo, El Salvador espera poupar nas taxas de centenas de milhões de dólares por ano em transferências feitas por cidadãos do país a viver no estrangeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here