Samsung pretende fazer “copy paste” do cérebro humano para chips 3D

0
1425

A Samsung está a desenvolver, em conjunto com a Universidade de Harvard, um projecto de investigação que visa desenvolver um chip com base nas estruturas cerebrais. Os investigadores consideram ter descoberto a melhor forma de o fazer, a partir de estruturas cerebrais já existentes.

A Samsung propôs um método “copy paste” do mapa de neurónios para um chip neuromórfico 3D. Por outras palavras, os investigadores querem registar as ligações e forças entre neurónios e passar esses dados para uma rede 3D.

As conclusões dos investigadores foram publicadas na revista científica Nature Electronics, explicando-se que esta tecnologia capaz de imitar o cérebro humano pode impulsionar a IA, conferindo-lhes maior flexibilidade e a capacidade de adotarem comportamentos mais semelhantes ao dos humanos e adaptando-se a novos conceitos e condições. Deste modo, ambicionam desenvolver um chip que se assemelhe às “capacidades únicas de computação do cérebro”.

MAIS: Samsung consegue bloquear qualquer SmartTV que foi roubada

Os cientistas pretendem um retorno à “engenharia reversa do cérebro”, referiu a Samsung, em comunicado. Com este novo projecto de “copy paste”, os cientistas ambicionam desenvolver um chip de memória muito próximo com “capacidades únicas de computação do cérebro”, onde se destaca a adaptação a novos ambientes, a rapidez de aprendizagem, autonomia e uma correcta cognição.

A par do projeto da Samsung, a comunidade científica tem vindo a desenvolver novas formas de ajudar pessoas a recuperar capacidades perdidas devido a condições como paralisia através de implantes cerebrais.

Contudo, devido à complexidade do cérebro humano, que conta com cerca de 100 mil milhões de neurónios e mil vezes mais ligações sinápticas, os especialistas reconhecem que esta é uma proposta ambiciosa e, portanto, uma tarefa difícil de realizar, uma vez que o chip necessitaria de 100 biliões de unidades de memória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui