Estudantes criam ferramenta que alerta quando uma notícia publicada no Facebook é falsa

0
1502

Facebook

Com muitas informações que circulam diariamente na rede social Facebook, onde alguns malfeitores aproveitam para publicar também falsas informações que têm enganado alguns usuários da plataforma. Mediante a está situação os estudantes universitários norte-americanos criaram um plugin para Google Chrome que verifica se notícias publicadas no Facebook são verdadeiras ou falsas.

A ferramenta denominada por FiB, que foi desenvolvida durante uma maratona hacker de 36 horas na Universidade de Princeton- EUA. O plugin rotula publicações da rede social como “verificados” ou “não-verificados“, leva em conta a credibilidade do site onde o texto foi publicado e compara o conteúdo com outros artigos sobre o mesmo assunto.

 Em caso de detecção de material considero falso, o plugin mostra um texto com informações verdadeiras sobre o assunto. A equipa formada pelos estudantes Nabanita De (Universidade de Massachusetts), Anant Goel (Universidade de Purdue), e Mark Craft e Qinglin Chen (Universidade de Illinois) publicou a FiB como um projecto open source, ou seja, aberto a modificações e melhorias feitas por outros usuários na internet.

As redes sociais possuem características um pouco diferentes dos outros meios de comunicação, como:

  • a rápida velocidade com que as informações se propagam;
  • a grande quantidade de pessoas que conseguem atingir;
  • a facilidade de acesso;
  • a grande quantidade de informações pessoais que apresentam;
  • a dificuldade de exclusão e controle sobre as informações divulgadas;
  • o tempo em que as informações ficam disponíveis;

O conjunto dessas características, somado ao alto grau de confiança que os usuários costumam depositar entre si, fez com que as redes sociais ganhassem grande popularidade e chamassem a atenção, também, de pessoas mal-intencionadas. Por isso, para usar as redes sociais de forma segura, é muito importante que o usuário esteja ciente dos riscos que elas podem representar e possa, assim, tomar medidas preventivas para evitá-los.

 A empresa de Mark Zuckerberg se envolveu em polêmica recentemente, após ser acusada de influenciar o resultado das eleições dos Estados Unidos por causa de notícias falsas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here