Facebook agora mostra quanto tempo usuário passa no aplicativo

324

Depois de anunciar suas intenções ainda em Agosto, a empresa de Mark Zuckerberg finalmente começou a mostrar uma actualização com o novo recurso “Seu tempo no Facebook”. Ele tem como objectivo principal mostrar ao usuário quanto tempo ele gasta na rede social por dia e inclusive alertá-lo caso passe de um determinado período pré programado.

Com a nova ferramenta, o Facebook indica seu uso médio e detalha por quantos minutos usuário ficou na rede social nos últimos sete dias. É possível definir notificações diárias sempre que você atingir um determinado tempo na plataforma.

A ferramenta não só mostra o tempo, gasto, como dá possibilidades de optimizá-lo, personalizar o conteúdo mostrado no feed de notícias, por exemplo. Também é possível definir um “tempo máximo” de utilização diária para o aplicativo e acionar um lembrete para aparecer quando esse período for ultrapassado.

Como usar a ferramenta?

Essa nova ferramenta só está disponível no aplicativo oficial para dispositivos móveis, ou seja, não é possível utilizá-la em navegadores através de computador.

Para acessar o relatório, basta clicar no menu de opções na barra superior (representado pelos três traços horizontais), e, depois, na guia “Configurações e privacidade”. Entre as opções, está a “Seu tempo no Facebook”.

O Instagram, app também do Facebook, também está com um menu parecido, chamado “Sua atividade”. Lá, o usuário pode visualizar o tempo médio gosto por dia, configurar lembretes diários que serão exibidos após uso por X minutos, por exemplo.

Google e a Apple já se mostraram também preocupados com esse tipo de problema e trouxeram para as versões mais actuais de seus sistemas operacionais ferramentas que ajudam o usuário a não passar muito tempo vidrado no ecrã do smartphone. Com isso elas oferecem formas diferenciadas para controlar esse tempo.