Facebook construiu uma ferramenta para rastrear informações falsas sobre a rede social

348

Precisamente em 2017, o Facebook anunciou o projecto para combater a difusão de notícias falsas, as teorias de conspiração e os conteúdos maliciosos espalhados na sua plataforma. Mas a rede social agora demonstrou que está preocupado com os rumores espalhados sobre sua plataforma.

Para este ultimo caso, a empresa tem um programa de software especial denominado Stormchaser usado para rastrear e desmascarar informações erradas sobre o Facebook, incluindo boatos espalhados no WhatsApp.

Desenvolvido em 2016, o Stormtracker tem sido usado para acompanhar postagens virais sobre a empresa. Ele rastreia tudo, desde rumores que o Facebook escuta aos usuários, piadas sobre Mark Zuckerberg e muito mais. Em pelo menos alguns casos, o Facebook usou o Stormchaser para compartilhar mensagens desmascarando afirmações falsas sobre a empresa.

Alguns dizem que o Stormtracker é a prova de que a rede social prioriza a luta contra notícias falsas que colocam a empresa sob uma luz ruim sobre outras desinformações, mas a empresa diz que não é o caso. Segundo uma fonte da empresa, “A ferramenta foi construída com tecnologia simples que ajudou a detectar postagens sobre o Facebook com base em palavras-chave, para que se pudesse considerar a resposta à confusão de produtos dentro da sua própria plataforma.