Facebook está a testar criptografia “ponta-a-ponta” para o Messenger

0
1354

Messenger1

Em tempos o WhatsApp implementou a criptografia ponta-a-ponta no aplicativo, um tipo de criptografia já usado por um dos aplicativos denominado Telegram que chega a ser muito seguro mas pouco usado (comparando aos números do concorrente Whatsapp). Pelo que tudo indica em breve teremos o Messenger usando o tipo de criptografia ponta-a-ponta (end-to-end).

O Facebook está a testar um novo recurso chamado “conversas secretas” para o aplicativo Messenger, o tal recurso oferece aos usuários  a famosa encriptação ponta-a-ponta. Por enquanto o recurso está acessível agora para um numero fechado de pessoas para teste, e pela informações a mesma irá tornar-se amplamente disponível este  ainda neste verão.

Segundo o Facebook, activar a criptografia ponta-a-ponta dará aos usuários mais privacidade e confiança ao discutir temas sensíveis, tais como as questões de saúde, informação financeira, entre outros visto que os usuários desejam  garantias adicionais para abordarem certos temas.

Resta aqui salientar que as “conversas secretas” do Facebook só irá funcionar a partir de um telefone, tablet ou computador selecionado pelo usuário. Desta forma, a empresa não terá de distribuir as chaves de criptografia exclusivas para vários dispositivos. As mensagens enviadas usando criptografia ponta-a-ponta também será limitada no formato, e não cobrirá os formatos do tipo de GIFs e vídeos, pelo menos não inicialmente.

Quanto a segurança, os usuários devem saber que a criptografia ponta-a-ponta não garante a integridade de uma mensagem, mas para intercetar uma conversa protegida desta maneira, exigiria uma quantidade significativa de cooperação com a aplicação da lei.

Gostou desta mudança do Facebook?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here