Facebook pode ser bloqueado na Rússia

1975

A Rússia, informou nesta terça-feira (26), através da agência de comunicações do país, que bloqueará o acesso ao Facebook a partir de 2018.

Uma ameaça que será cumprida caso o Facebook não cumpra a nova legislação que exige que os fornecedores de conteúdos na internet armazenem os dados pessoais de utilizadores russos em servidores situados no país.

Alexander Zharov, chefe da Agência Federal de Comunicações, defendeu que todas as companhias estrangeiras são obrigadas a armazenarem informações pertinentes aos russos na Rússia. Zharov explicou ainda que a lei está em vigor desde 2015, e permite ainda livre acesso da inteligência do país aos dados.

A lei de protecção de dados, aprovada em julho em 2016, estabelece um prazo de dois anos para que os fornecedores se adaptem às novas normas.

A empresa de Mark Zuckerberg tem até julho de 2018 para instalar servidores em território russo. A rede social Twitter já anunciou que o vai fazer.

No ano passado, o LinkedIn foi bloqueado na Rússia por não cumprir a lei. O Facebook ainda não se pronunciou sobre a declaração da Rússia.