Facebook vai criar um sistema operativo próprio

0
1661

Facebook poderá estar a criar um sistema operativo, numa tentativa de se libertar de outros gigantes da tecnologia como a Google. No futuro a marca poderá utilizar um sistema próprio para usar nos seus produtos como os dispositivos Oculus e Portal.

Com base em Ficus Kirkpatrick, executivo do Facebook, o projecto será construído do zero e liderado por Mar Lucovsky, ex-engenheiro da Microsoft. Esta já não é a primeira vez que o Facebook pensa em desenvolver o seu próprio sistema operativo, tendo anteriormente desenvolvido um protótipo de um sistema operativo personalizado para o Home que no fim acabou por não utilizar.

“Queremos mesmo assegurar que a próxima geração tem espaço para nós. Não acreditamos que podemos confiar no mercado ou nos nossos rivais para isso. E assim, vamos fazê-lo nós mesmos”, disse Andrew Bosworth, responsável de Realidade Virtual e Aumentada do Facebook ao The Information.

Esta não é a primeira incursão da Facebook nestes terrenos, depois de ter experimentado uma versão personalizada do Android com o Home, projeto que acabou por abandonar. Em termos de hardware, surgem rumores de que a empresa está a desenvolver óculos de Realidade Aumentada, com o nome de código “Orion”. Estes óculos devem chegar ao mercado em 2023, já com este novo sistema operativo.

Outro segmento de interesse do Facebook é investir em interfaces cérebro-computador, já que recentemente adquiriu a CTRL-Labs, uma empresa de tecnologia de interface cérebro-máquina. O objectivo da aquisição é criar uma pulseira que permite que pessoas controlem os seus dispositivos como uma extensão natural do movimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here