Facebook vai criar um sistema operativo próprio

3303

Facebook poderá estar a criar um sistema operativo, numa tentativa de se libertar de outros gigantes da tecnologia como a Google. No futuro a marca poderá utilizar um sistema próprio para usar nos seus produtos como os dispositivos Oculus e Portal.

Com base em Ficus Kirkpatrick, executivo do Facebook, o projecto será construído do zero e liderado por Mar Lucovsky, ex-engenheiro da Microsoft. Esta já não é a primeira vez que o Facebook pensa em desenvolver o seu próprio sistema operativo, tendo anteriormente desenvolvido um protótipo de um sistema operativo personalizado para o Home que no fim acabou por não utilizar.

“Queremos mesmo assegurar que a próxima geração tem espaço para nós. Não acreditamos que podemos confiar no mercado ou nos nossos rivais para isso. E assim, vamos fazê-lo nós mesmos”, disse Andrew Bosworth, responsável de Realidade Virtual e Aumentada do Facebook ao The Information.

Esta não é a primeira incursão da Facebook nestes terrenos, depois de ter experimentado uma versão personalizada do Android com o Home, projeto que acabou por abandonar. Em termos de hardware, surgem rumores de que a empresa está a desenvolver óculos de Realidade Aumentada, com o nome de código “Orion”. Estes óculos devem chegar ao mercado em 2023, já com este novo sistema operativo.

Outro segmento de interesse do Facebook é investir em interfaces cérebro-computador, já que recentemente adquiriu a CTRL-Labs, uma empresa de tecnologia de interface cérebro-máquina. O objectivo da aquisição é criar uma pulseira que permite que pessoas controlem os seus dispositivos como uma extensão natural do movimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui