Fintechs africanas em grande crescimento no ano de 2021

2130

O Relatório de Investimento Africano, para o ano de 2021, mostrou um grande crescimento constante do investimento nas fintechs e cleantechs africanas, sendo que esse sector representou 75% dos beneficiários de financiamento, revela a revista Economia & Mercado Moçambique.

Segundo a revista, o sucesso das fintech do continente africano continua a ser impulsionado pelo aumento da literacia digital, bem como o acesso aos smartphones e a redução dos custos da internet, sem esquecer, é claro, a inclusão financeira e os pagamentos sem dinheiro.

estamos a experimentar uma enorme desintermediação da maioria dos serviços bancários por parte destas startups fintech” falou Ndubuisi Ekekwe, empresário e membro do corpo docente do Instituto Tekedia, especializado em inovação, e onde acrescentou que “com rapidez, segurança e preços justos, oferecidos por esta nova geração de produtos financeiros, os melhores produtos estão a ganhar” finalizou.

MAIS: Startups Africanas angariaram 4 mil milhões de dólares em 2021

De referir ainda, que muito por culpas destes factores, o número de investimentos nesse sector está a aumentar no continente africano, levando em conta as outras partes do mundo, embora que seja baixo e com muitas lacunas de financiamento, tendo como base um relatório de investigação da empresa Briter Bridges e do Fundo Catalisador Global de Aceleradores Tecnológicos.

Em 2021, as fintechs africanas representaram mais de nove décimos do volume total de fusões e aquisições, onde muitas tiveram um grande nível de notoriedade nesse último ano, como a Paystack, DPO Group e a Wave.

Por outro lado, as empresas de tecnologia financeira mantiveram ainda uma maior parte do financiamento total (31%), durante o ano, enquanto que as cleantechs (22%) estão, cada vez mais, a atrair capital de investidores locais e internacionalmente, onde podemos destacar um número crescente de empresas interessadas em acelerar a sua transição para as energias renováveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui