Startups Africanas angariaram 4 mil milhões de dólares em 2021

0
1418

As startups africanas angariaram quase 4 mil milhões de dólares, de acordo com a base de dados de startups “Africa: The Big Deal”, que decompôs o financiamento total angariado por startups em África, para negócios no valor de 100 mil dólares ou mais, revela a revista Económia & Mercado Moçambique.

Nigéria, Africa do Sul, Egipto e Quénia são os quatro grandes mercados de angariação de investimentos em startups em África, onde foram responsáveis por 80% do total angariados, com 35% do capital angariado apenas na Nigéria. Segundo o que revela a publicação, a maior economia do continente angariou 1,37 mil milhões de dólares em 2021, seguida de 838 milhões de dólares na África do Sul, 588 milhões de dólares no Egipto e 375 milhões de dólares no Quénia.

O Gana e a Tunísia são os dois outros países mais pertos do Top 4, que no relatório representaram 84,6% das empresas financiadas em fase de arranque e 92,6% do investimento total. Destacar ainda o Senegal, com 222 milhões de dólares e a Tanzania, com 96 milhões de dólares, o que representa também uma grande diferença com o Top 4. Nestes últimos dois países um único negócio representa mais de 90% do total angariado em 2021.

Ainda falando dos números apresentados, destaque para a startup Chipper Cash, que angariou um total de 250 milhões de dólares, sendo que em Novembro último, esta fintech angariou 30 milhões de dóalres na série B, liderada pela Ribbit Capital, com a participação da Bezos Expeditios – o fundo de capital de risco pessoal do CEO da Amazon, Jeff Bezos.

A Chipper Cash é uma startup fintech fundada em 2018, em São Francisco, pelos ugandeses Ham Serunjogi e Ghanaian Maijid Moujaled, onde oferecem serviços de pagamentos P2P em sete países, sem taxas e através de um smartphone. Actualmente a startup actua em Gana, Uganda, Nigéria, Tanzânia, Ruanda, África do Sul e Quénia.

Sobre o serviço da Chipper Cash, de informar ainda que a mesma tem o ChipperCheckout, que segundo o que a redacção da MenosFios apurou, é um serviço de pagamento baseado em taxas e centrado no comércio que gera as receitas para apoiar o negócio de dinheiro móvel gratuito da Chipper Cash. Foi a partir desses mesmos serviços, que a startup conseguiu aumentar a sua base de utilizadores para três milhões na sua plataforma, serviço esse que actualmente processa mais de 80.000 transações diárias.

Segundo ainda o que os “founder” da Chipper Cash revelaram, a empresa planeia expandir os seus produtos e o seu âmbito geográfico com soluções de pagamento empresarial, bem como opções de negociação de moeda  criptográfica e serviços  de investimento.

Seremos sempre uma plataforma de transferência financeira, mas temos tido procura dos utilizadores para oferecer outros serviços de valor, como a compra de activos em moeda criptográficas e a realização de investimento em acções” revelou Serunjogi em entrevista a TechCrunch.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here