Francisco Pinto Leite: Em 2021 a ITA não despediu ninguém devido a maus resultados nos negócios

0
1215

A Internet Technologies Angola (ITA) não despediu os trabalhadores e colaboradores por razões relacionadas com o resultado financeiro dos negócios, em 2021, mas sim que o número de colaboradores da empresa vem crescendo ao longo do tempo, de acordo com as palavras de Francisco Pinto Leite, Director-Geral da empresa, em entrevista para a revista Economia & Mercado.

O gestor reagia assim as notícias nas últimas semanas, tendo como base o relatório  “Evolução do número de colaboradores do Sector” das telecomunicações publicadas no site do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), que dão conta que 103 profissionais da aérea de tecnologia foram desempregados de Agosto a Outubro de 2021.

Segundo os dados do instituto regulador das comunicações em Angola, no primeiro trimestre do ano de 2021 estavam empregados 7.752 profissionais, enquanto no segundo trimestre o número baixou para 7.745 e no terceiro trimestre baixou ainda mais para 7.642.

Para o director-geral da ITA, a sua empresa observou sim “algumas saídas voluntárias” e outras “poucas por motivos disciplinares”, mas “nunca” por conta dos resultados dos seus negócios.

MAIS: ITA anuncia projecto que levou internet com velocidade de 100 Gb/s ao Moxico

Ainda em revista para a E&M, Francisco Pinto Leite reconheceu a incapacidade do mercado angolano em disponibilizar quadros devidamente qualificados para atender a procura das empresas do sector das telecomunicações. Porém, o gestor afirma categoricamente não ser esta a razão dos despedimentos citados. “Existe sim défice de quadros qualificados em algumas áreas específicas. Refiro-me às áreas muito especializadas onde não encontramos quadros nacionais” acrescentou.

“Temos apenas 3% de trabalhadores estrangeiros”, disse também Francisco Pinto Leite, arqumetando que a prioridade da ITA são os quadros angolanos e jovens, porém, quando não encontram localmente os perfis necessários para suprir determinadas áreas recorrem ao mercado externo.

Por fim, Francisco Pinto Leite diz que a ITA conta actualmente com mais de 180 colaboradores que representam aproximadamente 20% dos custos globais da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here