Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional e ISPTEC assinam protocolo

0
1645

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) assinaram na última semana um protocolo de entendimento para a expansão das acções formativas sobre ciência, tecnologia e indústria espacial, de acordo com o comunicado oficial, e que a MenosFios teve acesso.

Segundo ainda a mesma nota, o acordo assinado pelo GGPEN, que representou o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação Social (MINTTICS) no mesmo convénio, tem como objectivo a disseminação da cultura espacial nas instituições de ensino do país.

Essa parceria entre as duas entidades dar-se-á prioridade a acções formativas nas áreas de “sensoriamento remoto” e “sistemas de informação geográfica”, aplicados no sector petrolífero, “comunicação via satélite”, bem como projectos de investigação e desenvolvimento no domínio dos pequenos satélites, foguetes e mecânica orbital.

De informar ainda que esta mesma cooperação enquadra-se na estratégia de promoção do sector espacial no país, através do estabelecimento de acordos de cooperação com instituições técnicas e científicas na esfera espacial, de modo a assegurar as competências tecnológicas e humanas e transferência de conhecimento, no âmbito do Programa Espacial Nacional.

MAIS: Semana Mundial do Espaço marcada com vários eventos organizados pelo GGPEN

Outro objectivo presente no acordo entre as instituições visa promover a formação em tecnologias relevantes para o sector espacial, criar e capacitar quadros neste domínio, apoiando o desenvolvimento sustentável, através das tecnologias aeroespaciais. Tendo isso como base, estar-se-á a contribuir para o posicionamento da academia nacional no prisma regional e na cimentação do binómio academia e indústria, por via da promoção e desenvolvimento de produtos e serviços baseados em tecnologia espacial.

Para o Governo Angolano, o ISPTEC é um parceiro estratégico do GGPEN, visto que segundo a nossa redacção apurou, essa instituição de ensino já tem em curso várias iniciativas e projectos na área espacial, bem como é das poucas Instituições de Ensino nacional cujo o seu ramo académico é reconhecido nacional e internacionalmente, sem falar também da transparência, rigor e excelência na investigação científica presente nessa mesma instituição de ensino.

Para o GGPEN, o ISPTEC dispõe de uma boa capacidade técnica e organizativa que lhe coloca como facilitador no processo de transmissão de conhecimentos a nível da academia nacional, tendo também em conta a proximidade com empresas do sector petrolífero para apresentar os serviços e aplicações espaciais desenvolvidas por essa instituição afecta ao MINTTICS.

A mesma nota ainda acrescenta que essa parceria é tendo como plano de fundo o cumprimento de uma das metas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional – GGPEN para 2021, cujo objectivo alargado é a capacitação de mais de 150 técnicos, entre professores, profissionais e estudantes, em matéria espacial, para o impulsionamento do sector espacial angolano e disseminação de conhecimentos sobre ciência, tecnologia e indústria espacial, a fim de se materializar os objectivos da Estratégia Espacial Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui