Gmail terá emails confidenciais e com data de expiração

704

GmailA Google está a modernizar alguns recursos na sua plataforma de e-mail- o Gmail. De acordo com as informações a empresa emericana está a testar uma ferramenta que terá emails confidenciais e com data de expiração.

A ferramenta deverá funcionar como os e-mails auto-destrutivos do ProtonMail (criado pelo centro de pesquisa científica CERN), após o prazo escolhido pelo remetente – horas, dias, anos ou nunca –, o email desaparecerá da caixa de saída de quem enviou e da caixa de entrada de quem recebeu.

Esta novidade do Gmail, que ainda não está disponível para os utilizadores, está enquadrada numa mudança radical que a Google prevê aplicar em breve e que mudará radicalmente este serviço de email.

Será ainda possível condicionar a leitura do e-mail à confirmação da identidade do destinatário, com uma senha enviada por SMS no telemóvel. Nos teste feito pelo site Techcrunch, surgiu um aviso na caixa de entrada: “Esta mensagem foi enviada via modo confidencial do Gmail. Você pode abri-la basta clicar neste link para [email protected].” Para ler o e-mail, a ferramenta pede ao destinatário que confirme sua conta Google. Não está claro se a mensagem será criptografada.