Governo angolano vai obrigar a partilha das infraestruturas de telecomunicações

0
4961

Recentemente José Carvalho da Rocha, ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, defendeu a necessidade de partilha de  infraestruturas de telecomunicações por parte das operadoras, salientando que, este um dos pressupostos para redução dos custos de operações.

Mas parece que as coisas decidiram não ficar por ai, agora o titular da pasta garantiu que vai “exigir” aos operadores de telecomunicações que operam no país o cumprimento da legislação que obriga à partilha das infraestruturas.

A informação foi avançada durante a apresentação do concurso internacional para um quarto operador de telecomunicações em Angola, e na sequência da alegada falta de entendimento entre os actuais operadores para a partilha dos equipamentos e rede passiva.

O titular reforçou informando que, existe de facto um decreto que obriga a que todas as infraestruturas capazes de albergar os serviços ligados às Tecnologias da Informação e Comunicação devem ser partilhadas. Qualquer um dos operadores que está no mercado tem consciência disso, e o MTTI como arbitro do sector irá exigir que isso ocorra, até porque isso será bom para todos.

Porque motivo o Governo vai exigir essa partilha de infraestruturas? 

A montagem de um operador global não é fácil. Estruturar uma rede para Luanda não leva  pouco tempo e muito mais ainda estruturar uma rede para todo o país, nas condições que nós temos, será ideal que as operadoras que já encontram-se instaladas partilhem as suas infraestruturas para facilitar o processo.

Concorda com a partilha de infraestruturas entre as operadoras em Angola?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here