17.1 C
Angola
Sábado, Abril 4, 2026
Início Angola Governo já investiu mais de 28 mil milhões de kwanzas nas telecomunicações...

Governo já investiu mais de 28 mil milhões de kwanzas nas telecomunicações e TIC em cinco anos

2108

O Governo Angolano já investiu mais de 28 mil milhões de kwanzas no sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação nos últimos cinco anos, num clima de grandes adversidades.

Muito por culpa das restrições financeiras em todo o mundo, mas também da Covid-19, que se prolongou de forma intensiva e permanente durante dois anos, a Administração liderada pelo Presidente João Lourenço foi obrigada a investir em novidades e transformações tecnológicas, na automação, tecnologia artificial, robótica, inovação e invenção.

Sobre os gastos no sector, no âmbito dos testes feito ao País, pela Covid-19 em mais de dois anos, ressaltar a compra de equipamentos eletrónicos de desinfetar produzidos localmente por angolanos, formados em Angola, comunicações aos vários níveis regulares, sinal de tv e rádio, aplicativos informáticos, que apesar da pandemia do novo coronavírus funcionaram perfeitamente para o conforto e entretenimento das famílias, mas também, para se poder manter as empresas ativas.

Ainda na estratégia de reforço e ampliação de inovação e desenvolvimento tecnológico em Angola, o Governo lançou o Programa da Inovação e Transferências de Tecnologia, programa esse de alcance nacional de modernização tecnológica e inovação e de inclusão digital.

MAIS: Angola altera regulamento de partilha de infraestruturas de telecomunicações eletrónicas

O referido programa é coordenado e implementado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em colaboração com o Ministério da Economia e Planeamento e o Ministério da Indústria e Comércio, dada a necessidade de tornar transversal a inovação e a tecnologia mais presente, mais útil na economia real do país. Em suma, o Programa de Fomento da Inovação e Transferência de Tecnologia tem como foco o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e na transferência de tecnologia, mediante parcerias com diferentes instituições, públicas e privadas, destinado às instituições e aos milhares de angolanos de todas as idades, em todo o país.

A estratégia do Governo Angolano, com este programa, é o aumento e banalidade da literacia digital, bem como a promoção do desenvolvimento da economia real e do país de uma forma geral, de forma sustentável e moderna.

Um dos principais benefícios da inovação e transformação tecnológica, garantem os cientistas sociais e não só, proporcionados pela modernização, é a redução de gastos para a realização de certa tarefa, a melhor e maior utilização do tempo e a facilidade na realização das tarefas. E dizem mais: as novas tecnologias permitem que processos e formas de trabalho, estudo, e não só, sejam automatizados e feitos de forma mais eficiente, o que elimina erros manuais e diminui o tempo necessário para a execução de diversas atividades. No fundo, a inovação tecnológica permitem o aumento da produtividade com menos recursos, mas com resultados para todos e progressivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui