Governo quer contributo da sociedade na Transição Digital da Administração Pública

1240

O Governo Angolano pretende receber contribuições da sociedade civil nacional para encontrar os melhores caminhos para a Transição Digital da Administração Pública, segundo o diretor-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso.

Para o dirigente, que falava no lançamento da 2ª Edição da Conferência Anual sobre a Transição Digital da Administração Pública “GOVERNO.AO”, a ter lugar nos dias 22 e 23 de junho de 2023, essa decisão “é uma mensagem de humildade, de não pensar sozinho, não encontrar soluções sozinho. Neste caso, o Governo em si. Mas, através de numa interação com especialistas, com a sociedade, ouvir, compreender as necessidades e, acima de tudo, em conjunto identificar soluções para os distintos problemas”, salientou.

Para o Executivo, o plano passa por modernizar a Administração Pública, mediante a simplificação de procedimentos e promovendo a sua transformação digital, com vista a melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos para os cidadãos e as empresas.

Meick Afonso frisou ainda que a Conferência vai ser marcada pela realização de um fórum de debates e uma exposição, onde os participantes poderão apresentar os seus projetos e ideias.

Como é do conhecimento público, o Governo está a elaborar uma Agenda para a Transição Digital. No fundo, é um plano de ação com ações concretas. E com a Conferência, numa lógica de um conselho consultivo mais alargado, se quisermos, identificar projetos concretos”, reiterou.

MAIS: Governo aprova roteiro para implementação da Agenda de Transição Digital

O Diretor-Geral do IMA diz também que o Executivo quer, com a Transição Digital, fortalecer o processo reforma em curso no país, dar oportunidade de negócios aos atores do mercado e aumentar a visibilidade de Angola no cenário mundial.

Sobre a 2ª Edição da Conferência Anual sobre a Transição Digital da Administração Pública “GOVERNO.AO”, espera-se que tenha mais de oito mil visitantes, desde conferencistas nacionais e estrangeiros, com destaque para representações do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação do Brasil e do Instituto Tony Blair.

Também queremos ter uma participação muito forte da academia. Isso é uma recomendação que tivemos na primeira edição e esperamos ser capazes de promover”, sublinhou.

De informar que a data de realização da 2ª Edição da Conferência Anual sobre a Transição Digital da Administração Pública “GOVERNO.AO” coincide com as celebrações do 23 de junho “Dia do Serviço Público”, institucionalizado pela Organização das Nações Unidas como data de reflexão sobre os esforços necessários para a melhoria da prestação do serviço público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui