Grupo chinês Baidu lança inteligência artificial concorrente do ChatGPT

2437

O grupo tecnológico chinês Baidu disponibilizou hoje o seu modelo de linguagem equivalente ao ChatGPT, para uso do público, numa altura em que Pequim vê a inteligência artificial (IA) como indústria chave nos seus planos de modernização.

O Baidu disse hoje que o Ernie Bot está totalmente disponível para o público, através do uso de uma aplicação ou do portal oficial. Na tarde de ontem(31), a ‘app’ Ernie Bot estava no topo das aplicações mais descarregadas na loja iOS da Apple na China.

Ao lançar este modelo, o Baidu vai poder coletar interações com seres humanos no mundo real, de acordo com o chefe executivo do Baidu, Robin Li, que disse que isso, por sua vez, ajudaria a melhorar os modelos básicos do Ernie Bot.

Outras empresas tecnológicas chinesas também revelaram os seus próprios modelos generativos de Inteligência Artificial — nos quais algoritmos permitem que a tecnologia produza e crie novos conteúdos — após a empresa norte-americana OpenAI ter popularizado o ChatGPT.

Tal como a Europa, a China tem feito esforços nos últimos meses para regular a indústria generativa de IA.

Regulamentos para o setor emitidos em 15 de agosto exigem que as empresas realizem uma análise de segurança e obtenham aprovação antes de lançarem os seus produtos.

Pequim também exige que as empresas que fornecem esses serviços generativos de IA cumpram os regulamentos governamentais de tecnologia e dados.

Os EUA atualmente não possuem regulações em vigor.

O CEO do Baidu, Li, disse estar otimista e descreveu as regulações como sendo “mais pró – inovação do que regulação”, numa teleconferência realizada no início de agosto.

Duas outras empresas de IA na China, Baichuan e Zhipu AI, também lançaram hoje os seus modelos de linguagem de IA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui