Huawei lança programa LEAP para desenvolver competências digitais na África Sub-Sariana

0
438

A Huawei lançou recentemente o seu programa de desenvolvimento de competências digitais LEAP (Liderança, Empregabilidade, Progresso e Possibilidade, sigla em inglês), que tem como objectivo principal ajudar e promover a influência TIC em mais de 100.000 pessoas em toda a região da África Sub-Sariana, nos próximos três anos.

O programa LEAP, que foi anunciado na cerimónia de prémios do Concurso TIC,  destina-se inicialmente para promover uma rígida liderança digital e uma força de trabalho qualificada no sector das TICs, bem como construir uma reserva de talentos digitais no continente africano e promover a literacia digital entre os cidadãos. Destacar ainda que o LEAP vai incluir um grande leque de actividades, como cursos de formação e certificação em TIC, construção de capacidades digiatis do Governo e concursos de competências em TIC.

Leo Chen, Presidente da Huawei na África Austral, no lançamento da LEAP, disse que agora é importante a transferência de competências TIC e do desenvolvimento de talentos, bem como sublinhou a ênfase e consistente da sua empresa no mesmo.

A digitalização está profundamente enraizada nas pessoas, porque digitalizamos para as pessoas e por pessoas. Quando as raízes estão profundas, não há necessidade de temer o vento“, disse Leo Chen, reforçando ainda que “através do programa(LEAP), esforçamo-nos em cultivar mais jovens líderes nas TICs, que podem explorar mais possibilidade para sí próprios, para as suas famílias, para a comunidade e em última para as suas nações“.

MAIS: Ensino Superior e Huawei juntas para garantir formação de talentos

Khumbunzo Ntshavheni, Ministra das Comunicações e Tecnologias Digitais da África do Sul, que esteve também presente no evento de lançamento do LEAP, informou que “é preciso que vocês, como participantes do LEAP, Sementes para o Futuro e o Programa da Academia Huawei TIC, nos levam para o futuro. A Covid-19 levou-nos a era digital, mas não devemos precisar de uma pandemia para fazer o futuro, precisamos de ser deliberados e intencionais para ajudar os nossos países. Precisamos de inovação, de apoiar os inovadores locais, e de promover as nossas próprias plataformas em todo o continente para atingirmos a escala e desenvolvimento as nossas economias. Só somos maiores quando o nosso mercado é maior e temos de caminhar juntos.

De informar que o programa LEAP será lançado com base no investimento da empresa em cada país da região, e verá mais de 1.200 instrutores a facilitarem, bem como 3.000 cursos de TIC. O LEAP também vai financiar uma série de instalações incluindo centros de formação, bases de instalação de hardware, centros de inovação, laboratórios espelhos e academias TIC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here