Identidade do criador da Bitcoin poder ser revelada devido a imposição legal

0
818

A identidade do criador da Bitcoin, Satoshi Nakamoto, pode estar prestes a ser revelada devido a uma investigação judicial que visa determinar os herdeiros legais de uma fortuna avaliada em mais de 70 mil milhões na moeda digital.

Segundo o que conta o Wall Street Journal, o caso em destaque é entre a família de David Kleiman, falecido especialista em computação forense, e Craig Wright, um antigo parceiro de negócios que alega ser Satoshi Nakamoto, o pseudónimo sob o qual foi fundada a moeda digital Bitcoin.

A família de Kleiman acusa Wright de se apropriar indevidamente do nome Satoshi Nakamoto, bem como da quantia e alega que os dois criaram a criptomoeda juntos, pelo que a fortuna deve ser divida em dois.

Temos provas e acreditamos que elas são suficientes para mostrar que existiu uma parceria para criar e minerar mais de um milhão de bitcoins“, disse Val Freedman, advogado da família Kleiman, falando ao jornal.

De acordo com vários analistas dessa actividade, defendem que qualquer um dos envolvidos só conseguirá provar que é, de facto, o criador da moeda, caso consiga apresentar uma password válida que lhe dê acesso à carteira digital de Nakamoto, onde estão guardadas mais de um milhão de bitcoins. A quantia nunca foi mexida e o facto de nenhuma das partes ter ainda sido capaz de produzir uma password válida tem gerado cada vez mais céticos que se inibem de escolher um lado nesta disputa.

A identidade de Satoshi Nakamoto, o criador da criptomoeda Bitcoin, é um autêntico mistério desde 2008, altura em que foi lançado um documento com nove páginas para anunciar e explicar o nascimento e funcionamento da Bitcoin, até agora. O manifexto foi  assinado por Satoshi Nakamoto, mas pelo mesmo nunca ter mostrado o seu rosto, para os entendidos da matéria levanta várias questões, como se se trata de um indivíduo ou de um grupo de pessoas.

MAIS: Criador da Bitcoin (Satoshi Nakamoto) já é o 15º mais rico do mundo

A família Kleiman diz que o documento que fez o teorema da mineração da moeda digital Bitcoin foi redigido por David Kleiman e Craig Wright, e onde o último diz que ele e só ele é Satoshi Nakamoto, embora que vários outros cientistas e figuras proeminentes no mundo das criptomoedas têm sido apontados como possíveis criadores da Bitcoin.

Pelo que já foi divulgado até agora, a lista de “prováveis” conta com nomes como  o engenheiro nipo-americano, Dorian Satoshi Nakamoto; Michael Clear, ex-aluno de criptografia no Trinity College, em Dublin; Nock Szabo, cientista húngaro; e o investigador finlandês, Vili Lehdonvirta. Todos eles negaram ter tido qualquer responsabilidade na criação da moeda.

Nakamoto já não aparece online desde Dezembro de 2010, depois de um periodo de actividade nos dois anos anteriores, tempo esse que publicou mensagens e trocou ideias com os primeiros a revelar curiosidade pela criptomoeda.

Até ao momento não há nenhuma prova genuína, independente e confiável que prove a identidade de Nakamoto, embora que há grandes suspeitas que complicam os casos de Kleiman e Wright pelo que a investigação deverá arrastar-se durante um bom tempo.

Informar ainda que no principio desse ano, Wright enfrentou algumas críticas por ter aberto uma ação judicial com o objetivo de tentar reaver 7,25 mil milhões de dólares em criptomoedas que diz possuir. O australiano exige que 16 programadores especializados em criptomoeda o ajudem a recuperar o valor que estará guardado em duas carteiras digitais registadas sob endereços para os quais Wright não tem password porque, segundo o próprio, a sua rede de computadores doméstica foi hackada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here