Conheça os vencedores da 2ª edição do concurso nacional de jogos

983

Como reportamos anteriormente, estava em curso a 2ª edição do concurso nacional de jogos, que foi realizado pelas universidades Metodista de Angola (UMA) e a Agostinho Neto (UAN), a Sociedade Angolana da Computação (SAC) e com apoio do Centro Tecnológico Nacional, afecto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MinCT).

Para que os jogos fossem apurados pelo corpo de jurado, deveriam obedecer critérios como temática generalista e agregar valores em questões relacionadas aos modelos educacionais. O certame enquadra-se no programa de identificação, selecção e motivação de talentos, promoção da cultura científica e da transferência de tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica, levado à cabo pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Vencedores da 2ª Edição 

  • 1º Lugar: O software “Nduta“, do grupo Império Games venceu a 2ª edição do concurso nacional de criação de jogos, A plataforma retrata o dia-a-dia dos motoristas de táxis, que são considerados os que menos observam os princípios do código de estrada e, por isto, apontados como causadores de muitos acidentes de viação.

O grupo vencedor faz parte dos estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL) desenvolveu este jogo que ensina os automobilistas e forma os que ainda não possuem carta de condução sobre os sinais do código de estrada. Este grupo havia conseguido o 2º lugar no concurso Imagine Cup 2017.

  • 2º Lugar: O software “My Quiz“, do grupo The Soft, que se propõe a desenvolver a cultura geral dos seus utilizadores.
  • 3º Lugar: Ficou o projecto “Burrinho“, do grupo DevStation, com objectivo semelhante do segundo classificado.

Categoria de Protótipos

  • 1º Lugar: Projecto “Rei Mandume“, que além do entretenimento envolve o usuário em contacto com a cultura angolana.
  • 2º Lugar: Jogo “Zera”, do grupo Império Games, baseado num jogo popular dos bairros de Angola.
  • 3º Lugar: Ficou o software “Geometry”, do grupo Aventureiros.

Categoria Ideia de Jogo

  • 1º Lugar: Projecto “Bica Bidon”, que também é um jogo popular dos bairros de Angola.
  • 2º Lugar: Projecto “Salve o planeta”, que para além do divertimento vai incutindo no usuário a necessidade de manter o meio limpo para o bem do planeta.
  • 3º Lugar: Software “ABC Games”, do grupo Tec-Solution, um jogo versado para ajudar as crianças no aprendizado do abecedário e outras facetas que ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Durante a abertura da 2ª edição do concurso nacional de jogos, foi anunciada que a 3ª edição a ter lugar na Universidade Óscar Ribas, em Abril de 2018.

  • Gildo Pinheiro

    Poderiam também disponibilizar imagens ou Video dos apps, isso tornariam a matéria mas interessante.abraços