Implementação de rede sem fio às empresas

0
501

Uma rede wireless, também conhecida como rede sem fio, é a conexão à uma rede sem a utilização de cabos, que faz a transmissão de dados por ondas electromagnéticas via antenas.

Uma rede wireless corporativa consiste em uma rede planejada que deve apresentar uma forte estabilidade e conseguir suportar a demanda, especialmente em empresas onde o número de funcionários é elevado, bem como a quantidade de dispositivos conectados à rede.

As redes sem fio são baseadas nos padrões do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e podem ser classificadas amplamente em quatro tipos principais: WPAN, WLAN, WMAN e WWAN.

Existem duas formas como as empresas costumam integrar redes wireless: a improvisada e a planejada. Para cada uma delas, mostramos alguns prós e contras e as situações em que são aplicadas. Para as médias e grandes empresas, é recomenado que as redes wireless sejam planejadas antes da sua implementação.

Um planejamento antes da implementação inclui:

  • Segurança:  rede wireless corporativa trabalha com vários tipos de protocolos de segurança, como: WEP, WPA e 802.1X.
  • Escalabilidade: wireless corporativo pode ser configurado para que as plataformas atuem em mais de 2 a 50 pontos de acesso(Access Points).
  • Configuração e implantação: possuir técnicos com expêrienças na área de redes wireless para melhor execução.
  • Visibilidade e Rastreabilidade: os protocolos usados pelos usuários conectados podem ser visualizados de maneira automática e com transparência, por meio de diversos recursos como DPI — Deep Packet Inspection.

Esolha de melhores Access Point e Controladoras de gerenciamento

  • Um access point empresarial diferente daqueles de uso doméstico — possui uma distribuição de sinal mais potente e uma alta capacidade de processamento, uma vez que a sua CPU e memória possuem performance sofisticada. E gerenciadas por via de uma controladora acabam por oferecer mais funcionalidades que podem ser exploradas.

  • A escolha de equipamentos inapropriados que não preencham as necessidades da empresa pode comprometer a conexão e influenciar a sua qualidade, estabilidade e escalabilidade. Por isso, é importante conhecer mais a fundo as funcionalidades e a estrutura de computadores e demais máquinas, a fim de evitar a ocorrência de falhas e problemas.

A rede wireless corporativa ou empresarial se tornou um grande aliado das empresas nos últimos anos. Contudo, o seu uso, diferente de uma rede sem fio comum, requer um certo planejamento prévio, gerenciamento constante e a adoção de configurações adequadas de forma que ele consiga operar plenamente e conforme os objectivos da instituição.

Podemos concluir que a instalação de uma rede de wireless corporativa é um grande passo para que a empresa reúna condições de operar as suas actividades de maneira plena e, assim, possa se desenvolver cada vez mais. Mas, para isso, é necessário um planejamento adequado para que essa estrutura tecnológica esteja em harmonia com a norma e a política interna da empresa e seja possível oferecer o máximo que essa conexão pode alcançar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here