Inaugurado, em Luanda, o Centro Electrónico de Segurança Pública

0
983

Ainda no ano passado, foi aprovada a Lei de vídeo vigilância pela Assembleia Nacional, um documento cujo propósito estabelece a instalação e utilização de câmaras de vigilância em pontos críticos previamente identificados pelas autoridades policiais.

O Ministério do Interior tem demonstrado um grande interesse no uso de tecnologias para combater a criminalidade e não só, de lembrar que o ano passado uma delegação acompanhada pelo titular da pasta deste órgão ministerial esteve na China em missão de serviço ara avaliar a evolução dos sistemas que a empresa CEIEC, está a desenvolver  para a implementação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

O Centro Electrónico de Segurança Pública (CESP) da Polícia Nacional, unidade dependente do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (CPL), para auxiliar às forças policiais no policiamento na cidade capital, foi inaugurado, nesta quarta-feira. Localizado no Capolo l, Kilamba Kiaxi, o CESP tem como objectivo primário atender e disseminar, permanente, ocorrências polícias, em coordenação com as forças no terreno.

O CESP vai reforçar a gestão da segurança pública nas zonas periféricas da cidade capital, uma vez que o sistema de video-vigilância instalado vai inibir e, noutros casos, identificar e localizar os infractores que ainda persistem nas práticas criminais e outras infracções. Está interligado com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), por intermédio da rede de fibra óptica, a fim de cruzar os dados e responder as solicitações de intervenção policial, por via do terminal de emergência 111. O centro conta com uma Data Center (Sala de Sistema), Sala de Despacho (monitoramento), Sala de análise, coordenação operacional, sala de reuniões, de formação e registo e casa das máquinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here