Inaugurada nova Academia Cisco na Casa da Juventude

1605

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, inaugurou hoje (segunda-feira – 14 de Outubro de 2019), na Casa da Juventude em Viana, uma Academia Cisco para o ensino de matérias sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Testemunharam o acto, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, o secretário de estado para a Juventude, Fernando Francisco João, e o director do ITEL, André Pedro.

A Academia Cisco é uma escola voltada ao ensino das TIC, redes de computadores, desde os mais básicos aos mais avançados. Numa primeira fase os programas de formação serão assegurados por técnicos do Instituto de Telecomunicações (ITEL). A formação, com duração de 30 dias, arranca dentro de um mês e para tal estão já abertas as inscrições para os cursos de IT Essentials (reparação avançada de computadores), introdução à redes, conceitos básicos de roteamento e computação.

O Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI) equipou o laboratório de informática da Academia com 25 computadores, 19 telefones IP (comunicação interna), três roteadores, sistema CCTV, switch e respectivos acessórios.

A Academia Cisco é a componente de formação da companhia multinacional com o mesmo nome que disponibiliza uma plataforma de ensino online junto com a componente física com um instrutor local. O ITEL é a academia regional para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP ) e tem a responsabilidade de certificação.