VOLVO lança o seu primeiro carro totalmente eléctrico

624

A Volvo prometeu que lançaria seu primeiro carro totalmente eléctrico até 2019, e eis que acaba de cumprir a promessa. A empresa sueca apresentou o XC40 Recharge o carro totalmente elétrico em um evento marcante em Los Angeles com uma série de recursos futuristas, incluindo um sistema de infotainment (informação baseada em conteúdo) construído no novo software Android Automotive incorporado da Google.

O carro é semelhante ao motor de combustão XC40, apenas sem a grade frontal. O trem de força totalmente eléctrico, com tração nas quatro rodas do carro, oferece um alcance de mais de 400 quilómetros com uma única carga, com base no padrão WLTP da Europa ou 200 milhas nos EUA, embora a montadora ainda não tenha obtido uma classificação EPA. Ele terá uma potência de 408 cavalos de potência (ou 402 hp nos EUA) e a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos em um sistema de carregador rápido.

A Volvo não divulgou o preço no evento, embora as encomendas no valor de 1.000 USD  já  tenham dado os primeiros passos. O CEO norte-americano da Volvo Car, Anders Gustafson, disse que o valor do XC40 eléctrico pode chegar a 50.000 USD, ou cerca de 48.000  USD. A Volvo diz que espera que a XC40 Recharge seja vendida nos EUA no quarto trimestre de 2020.

Além do carro, a Volvo também fez uma promessa ambiental ousada: metade de seus carros será eléctrico em 2025 e reduzirá a pegada de carbono do ciclo de vida de cada carro em 40% no mesmo ano. O XC40 Recharge é o primeiro veículo para o qual a Volvo está divulgando a pegada de carbono do ciclo de vida – efectivamente as emissões de CO2 que o carro produzirá durante sua vida útil, considerando a fabricação e o uso.