Inteligência Artificial vai afetar mais de 300 milhões de empregos

1527

Segundo uma recente pesquisa da Goldman Sachs, os avanços ao nível da Inteligência Artificial podem trazer muitos benefícios significativos quanto à produtividade, mas também afetar uma grande quantidade de empregos. Em concreto, a pesquisa refere-se à possibilidade de automatizar cerca de um quarto de todo o trabalho feito nos Estados Unidos e também na zona Euro.

As informações reveladas nesta segunda-feira (27) indicam que os sistemas de IA “generativos”, como o popular ChatGPT da OpenAI, podem criar um método que não se distingue da produção humana.

Desta forma, estima-se que esta tecnologia possa desencadear um boom de produtividade que levará a aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) global anual em cerca de 7% num período de 10 anos.

MAIS: Líder da OpenAI assustado com desenvolvimento de Inteligência Artificial

Como em tudo, há sempre o outro lado menos bom que deve ser considerado e acautelado. Desta forma, Joseph Briggs e Devesh Kodnani, os dois autores da pesquisa da Goldman Sachs, adiantam que, caso estas previsões se concretizem, a tecnologia também poderá trazer consequências e “perturbações significativas” no mercado de trabalho. Mais especificamente, os autores indicam que a IA generativa poderá afetar cerca de 300 milhões de empregos, sendo que entre as profissões que devem correr um maior risco estão advogados e funcionários administrativos, uma vez que se podem tornar redundantes.

Estima-se que cerca de 2/3 dos empregos nos EUA e na Europa possam estar expostos a algum grau de automatização de IA, com base nas tarefas que desempenham. Nos Estados Unidos, a IA poderia afetar de alguma forma 63% da força de trabalho, sendo que cerca de 7% dos trabalhadores norte-americanos exercem funções e tarefas que facilmente podem ser desempenhadas pela IA generativa.

Já na Europa, a pesquisa aponta que 1/5 do trabalho possa ser realizado pela Inteligência Artificial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui