Inventor angolano lança ferramenta para medir eficácia da governação eletrónica

588

O inventor angolano Paulino Calei Domingos desenvolveu um software de avaliação do desempenho das empresas prestadoras de serviços públicos, de modo a contribuir na eficácia das políticas do Executivo no atendimento às necessidades da população, no âmbito da governação eletrónica.

A inovação tecnológica já teve aprovação do Governo Provincial do Namibe e da Universidade Metodista de Angola (UMA), onde foi criado com o objetivo contribuir para a resolução de questões sociais e na satisfação dos utentes.

Falando em entrevista a ANGOP, o jovem inventor frisa que o software foi concebido para avaliar o grau de resolução das questões sociais por parte das entidades de direito, como a prestação de serviços públicos essenciais e dar resposta às necessidades reais das pessoas.

De acordo com o inventor, do ponto de vista político, o modelo é uma ferramenta importante para apoiar a tomada de decisões fundamentadas em dados.

MAIS: Governo Angolano vai apostar na governação eletrónica

Já no domínio económico, o mecanismo propõe-se optimizar a distribuição de recursos, impulsionar a previsão económica e atrair investimentos para o crescimento sustentável do país, particularmente a província do Namibe.

Paulino Domingos lembrou ainda que o projeto fez parte do seu trabalho de fim de curso para a obtenção do grau académico de mestre em Engenharia Informática, com o tema “Sistema fuzzy aplicado à busca do Feedback sobre a governação na província do Namibe”.

O modelo desenvolvido usa as dimensões BOCR (Benefício, Oportunidade, Custo e Riscos), associado ao grau de satisfação do cidadão e o mesmo apresentou resultados satisfatórios, atingindo uma taxa de acerto na ordem de 70% na sua predição”, disse Paulino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui