MenosFios visita a estação de Sangano e Angonap da Angola Cables

0
2392

Angola Cables

Recentemente a MenosFios esteve presente na formação de jornalistas promovida pela Angola Cables relacionada com a “Internet e TIC’s“. A posterior desta formação, a MenosFios e os jornalistas presentes foram convidados pela Angola Cables a visitarem a sua estação de Cabos Submarinos que encontra-se no Sangano e a Angonap que encontra-se no bairro morro bento.

Nesta visita que foi dividida em duas partes, sendo a primeira a Estação de Sangano e a segunda no Angonap. Os jornalistas foram recebidos por especialistas que trabalham nestes locais, onde os mesmos receberam informações sobre  as operações que são executadas em cada um dos locais, de como são efectuadas as manutenções e controlo dos cabos submarinos da Angola Cables e como funciona a interconexão de tráfego dos provedores de serviços em Angola.

Sala de Controle da Estação de Sangano
1ª Parte da Visita: Sala de Controle da Estação de Sangano onde é controlado os cabos submarinos

O cabo submarino WACS (West Africa Cable System) que é um sistema de cabos submarinos no qual a Angola Cables é co-lider com vários operadores de telecomunicações africanos e europeus.

DSCN8020
2ª Parte da Visita : Sala de Equipamentos do Angonap onde encontram-se as interconexões de alguns dos maiores provedores de Internet de Angola como a Unitel, Zap Fibra, MS-Telecom e Movicel.

O Angonap é o ponto central de toda a rede da Angola Cables. É aqui que aloja: – Angonix (IXP de Angola) e o Data Center. A Angonap tem todas as condições para receber entidades que queiram ter os seus equipamentos neste local,  pois foi concebido com uma grande capacidade e pensado para a necessidade de uma rápida expansão.

DSCN8016
2ª Parte da Visita: Sala de Controlo do Angonap

Para os que não conhecem, o Angonix é uma infra-estrutura física por meio da qual os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) trocam tráfego de internet entre as suas redes. Funciona como um ponto central agregador de tráfego onde os clientes que se ligam a ele e podem partilhar conteúdos com os outros provedores que também estejam ligados neste ponto.

Obrigado Angola Cables pelo convite e que venham mais como este.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here