Mastercard construiu um mercado móvel para agricultores na África Oriental

0
1262

Depois de ter lançado um novo sistema de confirmação de pagamentos, a Mastercard construiu um mercado móvel para agricultores dos países da África Oriental, onde os agricultores poderão conectar-se com fazendeiros, agentes e compradores para transacções sem dinheiro.

Pois é, sabe-se que mais de dois biliões de pessoas em todo o mundo continuam a sobreviver sem os bancos comerciais. Uma das maiores razões para essa exclusão é a acessibilidade. Nos países em desenvolvimento, em particular, os grupos de baixa renda tendem a ser deixados de fora porque não têm acesso a serviços bancários básicos.  Mas agora, com serviços simples como o mobile banking surgiram para ajudar as pessoas a sair da pobreza em África, as organizações estão a começar a se concentrar na inclusão financeira de comunidades vulneráveis.

É nesta senda que surge a 2Kuze, uma solução de pagamento móvel da Mastercard Labs, é uma dessas iniciativas que foi construída para os agricultores no Quénia. 2Kuze é uma palavra em suaíli, que ao traduzir significa “vamos crescer juntos”, é uma plataforma digital que conecta fazendeiros com agentes e compradores para transacções sem dinheiro.

Como funciona?

Quando um comprador precisa de produtos, ele acede a plataforma online na qual se traduz como um inquérito online sobre o que o mesmo necessita, o sistema gera uma mensagem de texto que é enviada para comunidade de agricultores. Um agricultor pode optar por responder com uma oferta para fornecer esse produto inteiramente ou poder dizer o que está disponível no momento. A posterior um agente, que trabalha com Mastercard Labs, entra em seguida para verificar essa oferta e para negociar o preço com o fazendeiro.

Vale ainda lembrar, que antes da existência desta plataforma, os agricultores no Quénia tinham que caminhar por quilómetros para comprar, vender, fazer ou receber pagamentos. Mas com a 2Kuze, que actualmente está a ser usada por cerca de 2.000 agricultores quenianos, eles estão instantaneamente conectados com todos os pontos críticos do mercado. 2Kuze é construído para pequenos agricultores que têm menos de um a dois hectares de terras agrícolas. É uma comunidade que compreende 80 por cento dos agricultores em África.

Vale ainda salientar que, essa plataforma  é o resultado de uma doação de US $ 11 milhões da Fundação Bill & Melinda Gates. Desde o final de 2015, quando os Mastercard Labs para Inclusão Financeira em Nairobi (Quênia), lançaram uma sessão de brainstorm que reuniu designers, desenvolvedores e parceiros locais sem fins lucrativos para encontrar uma solução para as pequenas comunidades agrícolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here