Ministério das Telecomunicações vai apostar na criação de um Cyber-Espaço seguro

0
1212

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social prevê em breve a criação de um cyber-espaço seguro para dar resposta aos desafios das novas tecnologias de informação.

A informação foi avançada no dia de hoje,  pelo Secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto, durante o discurso de abertura do Workshop sobre “Investigação corporativa e segurança cibernética em Angola”, no evento afecto ao CyberSummit 2021.

De acordo com o Secretário, a protecção do cyber-espaço tornou-se num dos maiores desafios do século XXI,  por isso há necessidade de ser protegido, com o objectivo de  criar condições para que a economia, investimentos públicos e privados,  segurança nacional e infra-estruturas proporcionam um bem estar as populações.

MAIS: Angola é um dos 80 países com mais ataques cibernéticos nas últimas semanas

No mundo actual,  prosseguiu Mário Augusto, impulsionado pela tecnologia que o cenário das ameaças cibernéticas estão em constante evolução,  proteger os dados, redes e navegar em segurança passa a ser uma necessidade absoluta.

A lista de possíveis ameaças pode parecer infinita e muitos ataques cibernéticos considerados distantes da nossa realidade podem estar mais próximos do que pensamos,  os relatos e evidências de ocorrência de incidentes e  também as causas têm vindo a aumentar ao longo dos anos, identificado a existência de perdas e prejuízos avultados para as empresas com algum sério impacto nas suas actividades e aonde em grande parte das vezes os cidadãos e os estados são afectados, colocando em perigo em certo ponto a segurança das Nações“, disse.

Por fim, o Secretário de Estado explicou que actualmente, o acesso massificado das tecnologias de informação colocam os agentes económicos em situações de maior vulnerabilidade, pelo que a transformação digital, em especial o cyber-espaço, acrescenta uma difusão de poderes entre os múltiplos actores aonde a sociedade e as suas economias dependem cada vez mais da tecnologia e de plataformas de comunicação, como a internet, e as políticas públicas adquirem um papel de destaque na prossecução do bem-estar e da protecção do estado.

De informar que o CyberSummit 2021 termina no dia de amanhã, e ainda vão ser debatidos temas como a cibersegurança e as políticas públicas, engenharia social, inteligência cibernética em processos investigativos e a perícia digital.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui