Ministério do Interior recebeu doação da Huawei

0
1437

Recentemente surgiu a informação de que, o Ministro do interior quer usar tecnologia para combater a criminalidade, depois de alguns meses,  um dos maiores fornecedores mundial de equipamentos de telecomunicações entrega meios informáticos e de tecnologias de informação para auxiliar o Ministério do Interior (MININT) a reforçar a sua capacidade de inclusão digital.

O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, manteve, no dia 21 de Abril de 2020, em Luanda, um encontro de trabalho com uma delegação chinesa encabeçada por Gong Tao, Embaixador da República Popular da China acreditado em Angola, da qual recebeu vários meios informáticos e de tecnologias de informação para auxiliar o MININT a reforçar a sua capacidade de inclusão digital. A entrega dos meios resulta de uma doação feita pela empresa de direito chinês Huawei Technologies Lda. No decorrer do encontro, as duas partes procederam, de igual modo, à assinatura de um memorando de intenções que visa, essencialmente, o treinamento e formação do pessoal afecto ao MININT no domínio das tecnologias de informação e comunicações.

Eugénio Laborinho caracterizou o gesto da empresa chinesa como uma demonstração de uma visão de longo prazo, porquanto vai ajudar a consolidar e fortalecer o volume operacional dos órgãos do MININT, em termos de informatização dos seus dados e informações. “Temos plena consciência que a Huawei é uma das empresas chinesas que vem mantendo uma frutuosa e importante parceria com o Ministério do Interior na implementação de diversos projectos tecnológicos no âmbito da segurança pública, assim como noutras áreas”, referiu o Ministro.

Vale aqui ainda lembrar que, a Huawei esteve envolvida no processo de implementação do Centro de Coordenação Operacional da Protecção Civil e Bombeiros, bem como, a nível do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here