MINTTICS e Huawei formam jovens em telecomunicações e tecnologias de informação

3256

Mais de 100 jovens de diversos institutos médios técnicos e institutos universitários beneficiaram de um ciclo formativo na área de telecomunicações e tecnologias de informação, fruto do acordo de parceria entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), e a multinacional Huawei.

A formação que decorreu no novo Parque Tecnológico da Huawei em Talatona, incidiu sobre o HCIA DATACOM (preparação para certificação), formação essa que tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país, promovendo o conhecimento de jovens talentos e especialistas em tecnologia.

Segundo o que foi revelado, o MINTTICS, vai continuar a investir na formação de jovens para a construção de um futuro promissor e sustentável em Angola, e onde a oferta de programas de treinamento e capacitação em tecnologia é fundamental para fortalecer as habilidades e competências dos jovens, capacitando-os a enfrentar os desafios do mercado de trabalho e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país.

No final do curso, os participantes receberam um voucher para fazer o exame de certificação gratuitamente, onde as instituições de ensino beneficiadas incluem o Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA), o Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), a Universidade Lusíada de Angola, a Universidade Metodista de Angola, a Universidade de Belas-Unibelas, o Instituto Superior Politécnico Tocoista (ISPT), o Instituto de Telecomunicações (ITEL), o Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL), o Instituto Médio Comercial de Luanda (IMCL), o Instituto Médio Politécnico Alda Lara, o Instituto Médio Industrial Simione Mucune, o Instituto Médio Politécnico do Cazenga (IMPC), o Instituto Médio Politécnico do Sambizanga, a Faculdade de Engenharia de Angola, a Universidade Técnica de Angola (UTANGA) e a Universidade Independente de Angola (UnIA).

MAIS: Huawei apresenta investimentos na segurança cibernética em Angola

De informar que mais de 10 mil jovens serão formados em tecnologias de informação no Parque Tecnológico da Huawei em Angola nos próximos tempos, nas mais variadas especialidades das telecomunicações e tecnologias de informação, sem esquecer que os formandos vão receber conteúdos dos centros da companhia chinesa na África do Sul e na China, até o ano de 2027.

A formação no parque tecnológico da Huawei consiste num misto de aulas teóricas e práticas sobre o 5G, dados de comunicação, engenharia de redes e armazenamento de informação nas nuvens.

O centro tem quatro salas de formação, com 32 lugares cada uma, três edifícios residenciais para 180 funcionários, refeitório para cem pessoas e campo de jogos de salão.

A instituição, que assegura 120 empregos, na sua maioria, angolanos, possui um Centro de Dados e Soluções de Telefonia 3G, 4G e 5G e painéis solares destinados às residências e empresas.

A infraestrutura oferece, igualmente, soluções de energia para sistemas pré-pago, de vídeo-conferência, inteligência artificial e smart home (ligação de equipamentos à distância).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui