Moçambique. BAD disponibiliza financiamento para ajudar as “founders” no país

748

A Women Entrepreneurs Finance Initiative (We-Fi) anunciou recentemente uma nova ronda de financiamento ao abrigo da qual o Mecanismo de Inclusão Financeira Digital (ADFI) do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) receberá USD 15 milhões para que possam desenvolver e alargar as soluções financeiras digitais a pequenas e médias empresas de propriedade de mulheres em Moçambique, Camarões, Egipto, Quénia e Nigéria.

Esse financiamento de quase 54,8 milhões vai beneficiar cerca de 69.000 mulheres empresárias em economias em desenvolvimento com acesso à tecnologia digital e ao financiamento.

MAIS: Moçambique: Lioness of Africa incentiva as mulheres apostarem na inovação tecnológica

Segundo a nota oficial, com esse financiamento o ADFI vai conceber e implementar programas para melhorar o acesso digital a mulheres empresárias, reduzindo assim o fosso de financiamento de USD 42 mil milhões e melhorar a eficiência operacional para reconstruir melhor após a crise da COVID-19.

A quarta ronda de afectações do We-Fi chega num momento crucial. A capacitação económica das mulheres está sob pressão devido ao conflito e à insegurança, ao aumento dos preços e às contínuas consequências da pandemia da Covid-19 em todo o mundo“, disse Barbel Kofler, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério da Cooperação Económica e Desenvolvimento da Alemanha.

As soluções financeiras digitais são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas em África e para reduzir o fosso entre o acesso ao financiamento e o género. Este financiamento, que é complementar à Acção Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA), será utilizado não só para alargar o acesso ao financiamento às pequenas e médias empresas femininas, mas também para proporcionar uma via para a sua maior capacitação económica e resiliência“, frisou Stefan Nalletamby, Director do Departamento de Desenvolvimento do Sector Financeiro do Grupo do Bad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui