Moçambique: Conhecidas as empresas vencedoras do concurso “ACELERE O SEU NEGÓCIO

1366

As startups Technoplus, MOBI e Papers & Services-Infotech foram as grande vencedoras do concurso “Acelere o Seu Negócio”, promovido pelo Standard Bank.

A Technoplus foi a vencedora da primeira categoria, onde vai levar como prémio dois milhões de meticais (cerca de 17 milhões de kwanzas), enquanto que a MOBI vai levar sete milhões de meticais (61 milhões de kwanzas) por ser a vencedora na segunda categoria, e por fim a Papers & Services-Infotech vai levar nove milhões de kwanzas (79 milhões de kwanzas) por ser a vencedora da terceira categoria.

De informar que as três empresas vencedoras estiveram na última fase do concurso “ Acelere o Seu Negócio”, durante um período de quase um ano, onde poderam validar as suas ideias de negócios, bem como trocar experiências e mentoria.

A cerimónia de premiação contou com a presença de João Guirengane, Director da banca de clientes comerciais do Standard Bank, que ratificou que a sua instituição teve vários ganhos com a iniciativa desse concurso, visto que aprendeu muito com as experiências partilhadas pelas startups presentes.

espero que surjam parcerias a partir da interacção entre as PME e que não se limitem aos três prémios que foram atribuídos. Este foi um dos mais abrangentes concursos para as PME moçambicanas e acredito que alcançamos o objectivo” disse o gestor.

MAIS: Moçambique adere a plataforma africana de rastreio a Covid-19

De acordo ainda com as palavras de Guirengane, os prémios monetários dados aos vencedores vai permitir o crescimento das empresas vencedoras, sem nenhuma contrapartida, visto que “durante os 12 meses os vencedores trocaram experiências como forma de elevar os seus negócios”.

Para a representante da Technoplus, Sázia de Sousa, falando na premiação, considerou que participar no concurso foi uma boa experiência.

Já me considerava vencedora mesmo antes de ter sido anunciada, porque aprendi muito com os outros concorrentes e pela oportunidade de ter tido acesso a várias ferramentas. Este prémio será um reforço para a Tecnoplus”.

Por outro lado, a representante da MOBI, Heleen Henriques, disse que a sua instituição tem estado a trabalhar arduamente ao longo dos dez anos da sua existência, pois trilhar o caminho do empreendedorismo em Moçambique, é ainda  muito difícil.

O empreendedor tem que abrir uma empresa, enfrentar várias barreiras e ultrapassá-las. O concurso deu-nos forças para continuar e perceber que não estamos sozinhos nesta empreitada. Não tínhamos, na MOBI, um plano de negócios no papel, mas já temos” ressaltou.

Informa ainda, que com o concurso “Acelere o Seu Negócio” o Standard Bank pretende promover e aproximar-se mais as startups moçambicanas, bem como contribuir para o crescimento do negócios destas, através do fornecimento do negócio destas, a partir de fundos de investimentos de capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui