USB 3.1 Tipo-C promete ser melhor que a versão 3.0

2139

usb2_tipo_c_visual_2

Actualmente ninguém pode negar que as portas USB mudaram as nossas vidas, visto que a partir dela se tornou possível a criação de pen drives que armazenam arquivos facilmente, conexão de impressoras, carregar smartphones, e uma certa infinidade de outros acessórios que podem ser usados com uma porta USB.

Não podemos falar desta tecnologia sem fazermos um Restart no tempo, lembrando assim que a tecnologia USB surgiu no ano de 1994 e, desde então, vem passando por várias revisões. As mais conhecidas são as versões 1.1 e 2.0, sendo esta última ainda mais utilizada. A primeira é capaz de alcançar, no máximo, taxas de transmissão de 12 Mb/s (megabits por segundo), enquanto que a versão 2.0 pode oferecer até 480 Mb/s (corresponde a 60 megabytes por segundo).

usb-type-a-type-b-tipo-a-tipo-b

A tecnologia tende sempre a inovar, por isso temos agora uma nova versão do USB que surgiu no ano passado, esta nova denominada de USB 3.1 Tipo-C, que é uma versão super veloz que mantém a compatibilidade com as versões anteriores (USB 3.0 e USB 2.0).  esta nova versão tem uma velocidade de transferência que chega aos 10 gigabits por segundo (o dobro da versão anterior). Com essa velocidade, é possível  transferir um filme completo em Full HD em menos de um segundo (dependendo da capacidade).

conector-usb-c-ao-lado-de-um-cabo-a

Na imagem acima vemos no lado esquerdo o novo modelo, e no lado direito consta o modelo actual.

UBS 3.1 Tipo-C vai trazer ainda a possibilidade de termos no mercado dispositivos ainda mais finos e menores. Quanto à transferência de energia, o novo padrão suporta até 100 watts em qualquer direcção, o que significa que os  dispositivos poderão definitivamente aposentar a conexão AC para carregar o algum equipamento que use esta conexão. E para os futuros smartphones que usarem o esta nova tecnologia poderão carregar ainda mais rápido do que actualmente. Isso quer dizer: se antes para obter a carga completa o usuário aguardava por uma hora de tempo, agora poderá aguardar apenas 30 min.

Gostou do novo Modelo?